sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Edital Caminhos Criativos: conheça as 30 iniciativas fluminenses selecionadas para ciclo de aceleração

Projetos de 17 cidades do estado do Rio de Janeiro [inclusive Porciúncula] receberão formação gratuita e poderão ganhar intercâmbio cultural para outras regiões do Brasil

Projeto Caminhos Criativos oferece formações gratuitas a empreendedores da cultura do Rio - foto: Mapa Fotografia

Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2025 - A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ) e o Instituto Futuros divulgaram nesta quinta-feira, 18 de dezembro, as 30 iniciativas da economia criativa fluminense selecionadas pelo edital Caminhos Criativos para um ciclo de aceleração de cinco meses visando a estruturação e o desenvolvimento sustentável de seus negócios.
 

Projetos de 17 cidades das dez regiões administrativas do estado foram contemplados após se inscreverem na chamada pública e serem avaliados por critérios como grau de inovação e potencial de impacto.

 

De janeiro a junho de 2026, Caminhos Criativos oferecerá 720 horas de mentorias individualizadas; seis workshops sobre gestão, com temas como marketing digital e planejamento financeiro; três palestras e três rodas de conversa com fazedores de cultura. Ao final do ciclo, as iniciativas se apresentarão para uma banca, e as três mais bem avaliadas serão premiadas com um intercâmbio cultural para outras cidades brasileiras, a serem definidas de acordo com o perfil de cada vencedora e as possíveis conexões locais.


Os 30 projetos escolhidos atuam em diversos segmentos da economia criativa, como turismo, audiovisual, artes cênicas, tradições afro-brasileiras, design, entre outros. Setenta por cento das iniciativas são de cidades do interior, como Porciúncula, São Fidélis, Tanguá e Barra do Piraí, e 53% delas são representadas por pessoas negras, dados que ultrapassam as metas de inclusão estabelecidas no edital - de 60% para iniciativas do interior e 25% para pessoas negras.

 

“O Estado do Rio de Janeiro é o território mais criativo do país e o Governo vem trabalhando para promover ainda mais ações culturais, movimentando a economia, gerando emprego, renda e oportunidade para as pessoas. E com o Caminhos Criativos, valorizamos saberes locais e ampliamos o acesso a novas possibilidades. Esse edital reforça nosso compromisso com a inovação e com a criação de caminhos sustentáveis para quem vive da criatividade”, afirma Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

 

“Para desenvolver o Caminhos Criativos em parceria com a Secec-RJ, o Instituto Futuros somou sua experiência de 24 anos na gestão de programas, projetos e espaços de Cultura e Economia Criativa com o conhecimento acumulado em mais 10 ciclos de formação e aceleração para empreendedores desenvolvidos desde 2017. O diferencial desse programa é a combinação dos pilares da gestão moderna com a visão aprofundada do setor cultural e criativo, permitindo que o empreendedor avance em diferentes dimensões da sua iniciativa e se torne mais sustentável”, ressalta Carla Uller, gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Instituto Futuros.

 

Além do ciclo de aceleração, Caminhos Criativos também promove uma série de atividades gratuitas abertas a empreendedores fluminenses. Entre os meses de outubro e novembro, o projeto realizou dez capacitações presenciais em diferentes cidades das regiões do estado, com 40 horas de formação oferecidas a mais de 420 empreendedores. As atividades, que abordaram temas como planejamento, gestão, comunicação, sustentabilidade financeira, marketing digital e fortalecimento institucional, impactaram participantes de 52% dos municípios fluminenses e 96,8% deles avaliaram as oficinas como boas ou excelentes.

 

Caminhos Criativos conta com metodologia e implementação aplicada pelo Instituto Futuros e tem realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Escola Estadual de Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc.


Projeto Festival da Primavera de Porciúncula é um dos selecionados: 

Resumo: O Festival da Primavera nasceu do sonho de ver Porciúncula, uma cidade com tanto potencial ainda pouco aproveitado, florescer a partir da cultura, da arte e da sustentabilidade. O evento reúne oficinas de arte sustentável e reciclagem criativa, apresentações culturais, feiras de artesanato e gastronomia, rodas de conversa e ações de educação ecológica, com o objetivo de proporcionar o o acesso à cultura para todos os públicos.
 

Conheça as 30 iniciativas selecionadas para o ciclo de aceleração em https://institutofuturos.org.br/historias/caminhos-criativos-saiu-a-lista-com-os-30-iniciativas-selecionadas-para-o-projeto/


Secec-RJ e Instituto Futuros


Nenhum comentário: