terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sistema de pastoreio rotacionado triplica produção de leite em Porciúncula

Pecuaristas e atores locais conheceram vantagens do pastejo rotacionado em encontro em Porciúncula

Os irmãos Marcos Fernando Pellegrini e Luis Maria Vianney Menezes, moradores da microbacia Bonsucesso, em Porciúncula, no Noroeste Fluminense, implantaram o sistema de pastoreio rotacionado, com apoio do Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, e viram sua produção de leite triplicar. Marcos tirava apenas 20 litros de leite por dia e agora produz 60 litros. Na mesma proporção, a produção de Luis Maria saltou de 30 litros, em pasto extensivo de 15 hectares, para 90 litros em 0,5 hectare de pastejo rotacionado.

Os dois pecuaristas participaram do encontro que envolveu 40 produtores do município, na última semana, visando promover a adoção de manejo adequado de pastagens e animais. Realizado pela Emater-Rio no auditório da secretaria municipal de Agricultura, na microbacia Perdição, o evento apresentou tecnologias que possibilitam o aumento da produtividade e da qualidade do leite, com sustentabilidade.

Médico veterinário da Emater-Rio, Paulo Afonso dos Santos falou sobre o manejo intensivo de pastagens, mostrando as vantagens da implantação do pastejo rotacionado.

- Muitos produtores resistem à adoção de novas tecnologias porque não acreditam nos resultados. Promovemos este debate para mostrar esses resultados. O depoimento do pecuarista satisfeito é o mais importante - afirmou Paulo.

O pasto intensivo tem como característica a alta produtividade, em áreas menores, com reduzido impacto ambiental. Ao passo que a pastagem extensiva degrada o solo, utiliza grandes áreas e resulta em baixa produtividade.

O encontro teve a presença de outros atores locais, que participaram como palestrantes. Gerente do Banco do Brasil, João Edson Viana, explicou como o produtor pode ter acesso ao crédito rural. E o presidente do sindicato rural de Porciúncula, Ítalo Balbo Lira, falou sobre a atuação do sindicato na região. Representantes de empresas privadas do setor agrícola explicaram como diminuir a despesa com doenças e controlar a reprodução do rebanho, de forma a aumentar a produção e gerar mais lucro para o produtor.

Também esteve presente o supervisor regional da Emater-Rio, José Antônio Zampier, que destacou a importância das parcerias para apoiar o crescimento do produtor rural. O supervisor local, Ademir das Virgens, ressaltou que o Rio Rural está promovendo uma série de dias de campo em Porciúncula, levando ao produtor informações que podem ajudá-lo a ter maior produtividade. Houve grande interação entre os participantes, que fizeram perguntas, expuseram suas dificuldades e trocaram informações.

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: