segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Escola de Itaperuna é finalista do Prêmio Gestão Escolar

C. E. Chequer Jorge concorre ao título de Escola Referência Brasil

O Colégio Estadual Chequer Jorge, em Itaperuna, é um dos seis finalistas da etapa nacional do Prêmio Gestão Escolar 2012, ano base 2011. A votação do comitê nacional julgador ocorreu na última sexta-feira (31/08). Entre os critérios para a escolha estavam as escolas mais ativas, que tiveram uma gestão participativa e preocupada com o monitoramento e avaliação do seu corpo docente.

As seis escolas receberão um prêmio de R$ 10 mil e o diploma de Escola Destaque Nacional. Dentre elas, sairá a grande vencedora que receberá R$ 30 mil e o título de Escola Referência Brasil. A divulgação do nome da vencedora ocorrerá na cerimônia de premiação, marcada para o dia 5 de novembro, em São Paulo.

O Prêmio Gestão Escolar é uma ferramenta de autoavaliação das escolas públicas brasileiras e tem o objetivo de favorecer a melhoria contínua do trabalho das escolas, por meio da revisão e do aprimoramento de seus processos de gestão escolar. 

A iniciativa é do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), Ministério da Educação (MEC), Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau, Instituto Unibanco, Fundação SM, Fundação Victor Civita, Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação comunitária (Cenpec) e Instituto Natura, que recentemente integrou-se ao grupo.

Nesta segunda-feira (03/09), o secretário de Educação, Wilson Risolia, visitou o C.E. Chequer Jorge, além das escolas que se destacaram no Ideb: C.E. Waldemiro Pitta (1º colocado no Ideb do estado e 2º no ranking nacional) e C.E. Oscar Batista (2º colocado no Ideb do estado e 3º no ranking nacional), ambos em Cambuci.

C. E. Chequer Jorge

Além da excelência em liderança e gestão escolar, o C. E. Chequer Jorge, que atende a cerca de 700 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, desenvolve diversos projetos, entre eles o “Além dos muros da escola”, que consiste no acompanhamento dos alunos fora da unidade. Os professores realizam visitas aos pais e apresentam tanto as metas do colégio quanto as individuais dos estudantes.

Outra estratégia adotada pela direção da escola é a motivação por meio de metas. Cada aluno ganha um ímã de geladeira em formato de régua e com marcações em verde, vermelho e amarelo para cada disciplina. O objeto permite que as famílias acompanhem as notas e metas estipuladas. Os alunos que não conseguem alcançar seus objetivos recebem aulas de reforço no contraturno. 

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: