sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ceperj e Ipea apresentam relatório dos ODM das Nações Unidas

Por Ascom da Fundação Ceperj

Indicadores apontam que Estado do Rio de Janeiro tem cenário promissor

A Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apresentam, nesta sexta-feira (30/9), às 8h30, o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Estado do Rio de Janeiro e o projeto Localização dos Objetivos do Milênio na Escala Subnacional. O documento será apresentado na 4ª edição do Prêmio ODM Brasil, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Os ODM integram a Declaração do Milênio das Nações Unidas, que propõem uma agenda nas dimensões econômicas, sociais e ambientais, visando a redução da pobreza e o alcance do desenvolvimento sustentável até 2015. O Brasil é um dos 191 países que participam do documento constituído em 2000. No evento, participam representantes do Governo do Estado, da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O diagnóstico dos objetivos dos ODM foi identificado pelo Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas (Ceep), da Ceperj, em parceria com o IPEA através do levantamento de dados estatísticos do Estado e comparados com os da Região Sudeste e do Brasil.

Oito diretrizes constituem o acordo internacional firmado em 2000, como erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; saúde materna; combater o HIV, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. O estudo analisou dados estatísticos para verificar se as metas serão alcançadas pelos setores público e privado do estado.

- As pesquisas e as observações do Estado, regionais e do Brasil avançaram em direção a mudanças importantes num cenário promissor - afirmou o diretor do Ceep, Epitácio Brunet.

De acordo com o estudo, algumas áreas o Estado avançaram de forma expressiva em direção às metas dos ODM. Em relação à pobreza, a proporção de pobres no Estado do Rio de Janeiro caiu de 24% para 11%, em 15 anos. A educação também apresenta bons indicadores. A perspectiva em relação aos alunos em séries não correspondentes às suas idades caiu de 55%, em 2007, para 44%, em 2010.

Outro dado importante é o índice de analfabetismo, que vem reduzindo drasticamente nas três esferas. Os indicadores revelam ainda que as mulheres estudam mais que os homens, embora ainda tenham menos chances de emprego e menores salários. A taxa de mortalidade infantil no Estado apresentou queda no período entre 1994 a 2007. Em contrapartida, é necessário melhorar os dados de incidência da tuberculose no Estado.

Na área ambiental, o Rio de Janeiro registra aumento das áreas de proteção ambiental e no acesso à água canalizada, rede de esgoto e coleta de lixo para a população urbana e rural no Estado. O acesso da população do Estado às novas tecnologias, em especial as de informação e comunicação, é outro indicador que apresenta acréscimo expressivo.

Serviço

Seminário de lançamento da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil
Data: 30/09/2011
Horário: 8h30
Local: auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) - Rua Araújo de Porto Alegre, 71, centro do Rio

O blog Miracema.RJ fez uma série de postagens com os dados disponibilizados pelo PNUD para os municípios do Noroeste fluminense, que podem ser acessadas através da página "Noroeste Fluminense em Números". A seguir, algumas destas postagens (clique no título da postagem para acessar o conteúdo):

Nenhum comentário: