sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Saerjinho premia alunos com melhor participação

A Secretaria de Estado de Educação deu início à segunda edição do projeto Jovens Turistas, que este ano terá a participação dos alunos das escolas estaduais com melhor desempenho nos três exames do Saerjinho 2011 – avaliação diagnóstica que visa a elevar os índices de aprendizado dos alunos da rede. O CE Waldomiro Pitta, em Cambuci, e o CE Luiz Ferraz, em Itaperuna, estão entre os vencedores dos 1° e 2° Saerjinhos, respectivamente.

Em sua versão atual, o projeto consiste na premiação de alunos e escolas que obtiverem as melhores participações nas três edições do Saerjinho de 2011, iniciativa da Secretaria de Educação que vem monitorando a qualidade do ensino na rede pública do estado por meio de exames bimestrais. Essas provas permitem o diagnóstico de desempenho das escolas da rede e, consequentemente, o direcionamento de políticas públicas para o atendimento de suas deficiências, de acordo com a realidade local.

Durante três dias, os alunos das unidades escolares ficarão hospedados em hotel na cidade do Rio de Janeiro e seguirão um roteiro de passeios – visitas a pontos turísticos, centros históricos, museus, feiras e exposições – e outras atividades culturais, em opções votadas e definidas pelos próprios estudantes.

No total, a edição dos Jovens Turistas deste ano propiciará nove viagens de três dias ao Rio de Janeiro para os 42 alunos que se destacaram no Ensino Médio das três escolas do Estado com melhor participação no Saerjinho, em um total de 378 estudantes. Cada grupo será acompanhado por oito profissionais – professores ou funcionários da rede estadual de ensino. Os alunos conhecerão a cidade do Rio de Janeiro, aprender sobre cultura, história, arte e esporte. As visitas aos pontos turísticos e a participação em atividades educativas contribuirão para que os alunos adquiram e divulguem novos conhecimentos, já que a experiência é trabalhada nas escolas e registrada por eles no site do projeto – www.jovensturistas.com.br, em blogs das escolas e redes sociais.

No dia 21 de setembro, data do próximo Saerjinho, será a última oportunidade do ano para os colégios concorrerem ao Jovens Turistas 2011. Os encontros das três escolas que serão premiadas vão começar a partir de 28 de outubro. Para participar, é preciso que todos os alunos façam o exame e convoquem os colegas para não perderem a avaliação. E para tirar qualquer dúvida sobre o Saerjinho, os alunos podem consultar os professores, a direção da escola ou entrar no site da Secretaria de Estado de Educação ou no do projeto Jovens Turistas, que está cheio de dicas.

Abaixo, as escolas premiadas que obtiveram as melhores participações nos Saerjinhos e as datas do projeto Jovens Turistas para essas unidades.

Escolas vencedoras do 1º Saerjinho

2-4/setembro - CE José Leite Lopes (Rio de Janeiro)
9-11 setembro - CE José Cardoso de Moraes (São Sebastião do Alto)
16-18 setembro - CE Waldomiro Pitta (Cambuci)

Escolas vencedoras do 2º Saerjinho

7-9 outubro - Ciep 280 Prof. Vasco Fernandes da Silva Porto (Carmo)
14-16 outubro - CE Barão de Santa Maria Madalena (Santa Maria Madalena)
21-23 outubro - CE Luiz Ferraz: (Itaperuna)

(Com informações da Secretaria estadual de Educação)

Nenhum comentário: