quarta-feira, 7 de setembro de 2011

TORRE PANORÂMICA EM NITERÓI
Niterói vai ganhar uma grande atração turística em 2012: uma torre panorâmica, sofisticada e moderna, bem ao estilo de seu criador, o arquiteto Oscar Niemeyer. O monumento, que fará parte do Caminho Niemeyer, começará a ser erguido pela Secretaria de Estado de Obras este ano na entrada da cidade, próxima à Estação Araribóia. A obra será licitada na segunda-feira e deverá ficar pronta em meados de 2012. O mirante, por si mesmo um componente de beleza no cenário, permitirá uma das mais belas vistas da Baía de Guanabara, a 80 metros de altura.

A torre sairá do papel graças ao enquadramento da obra no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur ) Rio de Janeiro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo do Estado. O custo será de quase R$ 20 milhões. A nova atração turística terá no topo um restaurante e um bar com vista panorâmica. Em sua base, ficarão uma praça de alimentação, um centro de informação turística, além de lojas.

O Caminho Niemeyer vai do centro até a Praia de Boa Viagem. A partir do Museu de Arte Contemporânea (MAC), o arquiteto traçou uma série de projetos para Niterói. As construções começaram a ser erguidas em 2002 e formarão o segundo maior conjunto arquitetônico assinado por Niemeyer, perdendo apenas para Brasília.

Integram o grande conjunto, além do MAC, a Praça JK, o Memorial Roberto Silveira, o Terminal de Charitas e o Teatro Popular de Niterói, equipamentos já finalizados. Encontram-se em obra o Museu Petrobrás de Cinema e a sede da Fundação Oscar Niemeyer. Dois projetos ainda não foram iniciados: o Centro de Convenções e a Torre Panorâmica.

(Com informações da Secretaria estadual de Turismo)

Nenhum comentário: