quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lançado o maior e mais completo guia com informações sobre os 3 mil museus brasileiros
Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Para marcar o Dia Internacional de Museus, o Ministério da Cultura lançou ontem (18), no Rio de Janeiro, um guia que reúne informações variadas sobre mais de 3 mil museus espalhados pelo território nacional. Fazem parte da publicação dados como endereço das instituições, tipo de acervo, acessibilidade, ano de criação, horário de funcionamento e infraestrutura disponível.

De acordo com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a compilação dos dados, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), pode estimular o brasileiro a conhecer melhor a memória do país. “Esse guia é importante para que a população conheça sua história, sua identidade. É um trabalho minucioso e, com isso, o Brasil todo vai ter acesso às informações que existem na nossa memória”, destacou.

Segundo ela, o país já conta com um número satisfatório de instituições desse tipo, mas ainda é necessário popularizá-las, incentivando de forma mais efetiva a visitação por estudantes e famílias.

A coordenadora-geral de Sistemas de Informação Museal do Ibram, Rose Miranda, explicou que o guia foi criado com base no banco de dados do Cadastro Nacional de Museus, criado pelo instituto em 2006. Segundo ela, há 11 anos não era lançada no Brasil uma publicação semelhante. “Esse é o maior e mais completo guia desse tipo. O máximo que os anteriores conseguiam reunir eram 800 instituições. Agora, ultrapassamos a marca dos 3 mil [museus]”, afirmou.

Rose Miranda destacou que, entre os museus listados, há os tradicionais, como o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro – que reúne um acervo de quase 280 mil itens que contam fatos importantes da história do país – e outros menos conhecidos pela população que, muitas vezes, trazem temas até pitorescos, como o Museu da Cachaça, em Miguel Pereira (RJ); do Computador, em Maringá (PR); e dos Brinquedos, em Belo Horizonte.

A museóloga explicou que, inicialmente, foram impressos 6 mil exemplares. Parte deles será distribuída em diversas instituições relacionadas à cultura no país. Outra parte será vendida em livrarias comerciais. Ainda segundo a coordenadora do Ibram, o conteúdo será disponibilizado gratuitamente para download e consulta no site do instituto.

Edição: Lana Cristina

O Centro Cultural Melchíades Cardoso (CCMC), em Miracema, consta do guia desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Clique aqui para ver o registro do CCMC no guia.

Informações sobre o CCMC no guia:

Histórico do museu: O Centro Cultural Melchíades Cardoso foi criado em 19 de abril de 1990 como Casa da Cultura Melchíades Cardoso, sendo sua atual sede construída e inaugurada em 1997, com recursos do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal de Miracema. Vinculado à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o CCMC é uma instituição voltada para a pesquisa e para a promoção cultural, preservando a memória coletiva do povo Miracemense, criando uma importante identidade cultural. Em 2001 o CCMC, pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos em prol da cultura fluminense, foi agraciado com o Prêmio Estácio de Sá – Categoria: Preservação do Patrimônio Cultural, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico da formação do acervo: Composto por pequenas coleções de mobiliário, arte sacra, instrumentos musicais, arqueologia, máquinas e artefatos industriais, fotografias, pinturas, etc. O Centro possui, ainda, um arquivo permanente composto, inicialmente, pela documentação gerada pela municipalidade, acrescida com incorporações, transferências e doações de outras entidades públicas e privadas, além de pequenas coleções pessoais. Dispõe de uma biblioteca que é uma reconstituição do ambiente de trabalho de um dos advogados mais antigos da comunidade.

O CCMC abre para visitação pública de segunda a sexta, das 7 às 17 h.

Nenhum comentário: