terça-feira, 10 de maio de 2011

Golpistas atacam prefeituras

Vânia Cristino
Correio Braziliense - 10/05/2011

Após tentar arrancar dinheiro de trabalhadores, golpistas passaram a atacar o setor público. Ontem, o Banco Central colocou no seu site um alerta às prefeituras. Com base em denúncias recebidas, o BC soube de pessoas que se fazem passar por funcionários seus. Elas entram em contato com as prefeituras dizendo ter poder para evitar o bloqueio das contas do município no caso de decisões judiciais.

Já são sete os municípios que informaram ao BC a tentativa de golpe. Dois deles, Jundiaí (SP) e Lageado (RS), fizeram a reclamação por escrito. Segundo o BC, o fato é preocupante. Os golpistas estão se aproveitando da falta de informação dos municípios a respeito do Bacen Jud, um sistema à disposição da Justiça.

Nele, qualquer ordem judicial para a quebra de sigilo ou o bloqueio de valores é transmitida automaticamente para os bancos. O sistema é eletrônico e não permite qualquer inserção de dados por parte dos funcionários do BC. O órgão alerta as prefeituras para denunciar à polícia qualquer contato dessa natureza. A própria autarquia prepara um comunicado ao Ministério Público.

Nenhum comentário: