terça-feira, 24 de maio de 2011

O MACACO BUGIO (OU BARBADO) DE LAJE DO MURIAÉ
Observando o vídeo feito pelo Bruno (aqui) percebe-se que o macaco foi cativado no local. Tem lá uma mesa com comida farta, na beira de mata. Dessa forma, o bicho continuará frequentando aquela mesa. E não demora deve aparecer por lá outros bugios.

Creio que a melhor forma de ajudar aquele primata é retirar a mesa e a comida que é posta diariamente para ele. Assim, com o passar do tempo, ele vai perceber que a comida fácil não existe mais e, então, não voltará mais no local.

A retirada daquele bugio do seu habitat por algum órgão de preservação ambiental não seria solução para o problema. Segundo relato da Nadyara Resende, no blog Outra Revista, existe nas matas próximas de Laje do Muriaé um bando de bugios que já estiveram na zona urbana da cidade e que ela orientou à população para não alimentar os macacos. Fez muito bem. O bugio do vídeo deve fazer parte deste bando.

4 comentários:

AngelMira disse...

Então, Hélcio, como disse o Luiz Carlos, se o bugio estivesse num cativeiro, logo as autoridades iriam prender o infrator.
Mas, encontrar um órgão que busque segurança legal e adequada está sendo dificílimo.
Creio que vc tem razão, mas levá-lo ao encontro com seu bando também requer cuidados. ONde está o órgão ou instituição de defesa da fauna...?

Hélcio Granato Menezes disse...

O bugio sozinho irá de encontro ao bando. Bugio não se perde na mata. Ele está ali por causa da comida. Tem que pedir, encarecidamente, a pessoa que o está alimentando para parar de fazer isto. Tem que tirar a mesa que colocaram lá e fazer barulho para espantá-lo, que ele irá procurar seu bando. Talvez ele tenha se desgarrado do grupo por força de rival mais forte, mas, com o tempo, ao mostrar submissão, ele será reintegrado.

AngelMira disse...

Será? O pedido p não alimentar em sido feito, a professora inclusive faz campanha a esse respeito.
Bom, conversei com o Sávio Bruno e ele recomendou a um amigo do INEA, que falasse com o BPFlorestal para tomar providências. Mesmo que seja para levá-lo mais próximo da mata. Sávio ressaltou que assim seria tomada uma decisão adequada e legal, que garantisse a sobrevivência do bugio.
Assim, vamos aguardando os acontecimentos.
O incrível é não ter órgão, com tantos que gritam e a administração cria, que sejam capazes de resolver um problema desses.

Hélcio Granato Menezes disse...

O Bugio já está próximo da mata. O vídeo feito pelo Bruno (pode ser visto na postagem)mostra o primata a adentrando.

Tem sim que haver participação de órgão para mostrar a infração que está cometendo a pessoa que cativou (e cativa) o Bugio lá com alimentos.