quinta-feira, 8 de outubro de 2015

IOEB dos municípios do Noroeste Fluminense

Novo índice desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública, com apoio do Instituto Península, da Fundação Roberto Marinho, e da Fundação Lemann, tem como diferencial o estabelecimento de uma nota única para toda educação básica de cada município, tanto da rede pública quanto privada.

O IOEB - Índice de Oportunidades Educacionais Brasileiras - é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica - da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local - rede estadual, municipal e privada, bem como todos os moradores locais em idade escolar e não apenas os que estão efetivametne na escola. 

O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e os respectivos pesos atribuídos a cada fator. Esses fatores dividem-se em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores determinantes de um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam deles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar. 

Indicadores de resultado educacional: Ideb anos iniciais do ensino fundamental; Ideb anos finais do ensino fundamental; Taxa Líquida de Matrícula do ensino médio. 

Indicadores de insumos e processos educacionais: Escolaridade dos professores; Número médio de horas aula/dia; Experiência dos diretores; Taxa de atendimento na educação infantil.

No Noroeste Fluminense, Santo Antônio de Pádua lidera com o Índice 4,9, tendo maior destaque nos Resultados, 3,8 (o melhor da região) e 1,2 nos Insumos. Em seguida Aperibé, com o Índice 4,8, tendo 1,4 nos Insumos (o melhor da região) e 3,4 nos Resultados .

Na média, a região se iguala ao Índice do Brasil e supera o Índice do Estado do Rio, com a média 4,5.


Link para o sistema que fornece os índices, assim como para o Relatório Técnico, no qual é explicada a metodologia utilizada para o cálculo do Índice e Indicadores.

Nenhum comentário: