quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PARQUE ESTADUAL DO RIO PRETO
O Parque fica localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, no Norte de Minas, cuja altitude ultrapassa mil metros. O município, que têm apenas três mil habitantes, foi fundado no século XVIII e integra o percurso da Estrada Real. Ele é todo servido por fossa séptica e a preservação do Rio Preto é absoluta. O bioma é Cerrado, mas a vegetação é exuberante devido à altitude do município. Os ipês, que não são poucos, são todos amarelos. A capela de Bom Jesus, foto acima, foi construída no século XVIII.

O Parque é um dos mais belos que já visitei. As cachoeiras são do côrrego das Éguas, que deságua no rio Preto. Eis as fotos:

5 comentários:

AngelMira disse...

Que maravilha! Hélcio, você é uma iluminado...

Hélcio Granato Menezes disse...

Angeline,

Iluminado, com certeza, é o lugar!

larry disse...

Caro Helcinho:
Isso parece um "santuário da natureza!" Que maravilha. De preto mesmo, o rio só tem o nome; ou suas águas são mesmo escuras.
Abraços.

Hélcio Granato Menezes disse...

Larry,

A áqua tem tonalidade escura devido a mineral da região. Mas, de perto, quando pega na mão, ela é transparente. Peixes diversos, inclusive lambari, são vistos frequentemente nadando livremente. É claro, é proibida a pesca. Somente entra no parque turistas acompanhados de guia. Dizem que lá, se peneirar acha diamante. O lugar é perto de Diamantina (que cidade linda!).

larry disse...

Obrigado por compartilhar estas maravilhas conoco;
Abraços.