terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sebrae/RJ promove em Itaperuna conferência sobre efeitos da economia, política e tecnologia nas micro e pequenas empresas

Por intermédio do programa Sebrae Inteligência Setorial, será realizado em Itaperuna a conferência “Macro e micro competitividade – efeitos da economia, política e tecnologia sobre as micro e pequenas empresas”, a ser ministrada pelo economista e consultor de empresas Augusto Franco, que vai abordar os impactos positivo e negativo de informações estratégicas sobre micro e pequenos negócios, em três módulos: econômico (câmbio e inflação), político (legislação) e tecnológico (novas tecnologias).  

O objetivo também é apresentar o portal Sebrae Inteligência Setorial aos empresários de micro e pequenas empresas como uma fonte de informação. O programa monitora e oferece gratuitamente informações estratégicas validadas por especialistas sobre os setores de moda, turismo, construção civil, petróleo e gás e alimentos.

Segundo Franco, o excesso de informações e a falta de critérios de seleção de conteúdos podem ser um risco para a estratégica de crescimento dos negócios. “Antigamente a maior dificuldade do mercado era a falta de informação, que provocava incertezas e aumentava a probabilidade de erro na gestão de qualquer empreendimento. Hoje temos um cenário oposto e um novo desafio: a falta de capacidade de processamento de tanta informação, principalmente nos pequenos negócios”, afirma.

O consultor adverte que o empresário precisa saber identificar conteúdos que realmente impactem em seu negócio e as fontes de credibilidade. “É fundamental se orientar por meio de informações relevantes e de qualidade. O empresário precisa estar atento às fontes oficiais e especializadas sobre o mercado em que ele atua. A tipicidade do seu mercado pode fazer com que o câmbio, por exemplo, tenha mais ou menos impacto no seu negócio.” 

Perfil de Augusto Franco 

Especialista em desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro, foi economista do Centro de Estudos de Empresas do Ibre-FGV e consultor de diversas entidades e empresas, tais como: Federação das Indústrias de Brasília (Fibra) e Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Foi professor da Associação Brasileira de Ensino Universitário, da Universidade Estácio de Sá, da Puc-Rio e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Profissional com experiência de 32 anos em questões do dia a dia das empresas brasileiras, e em especial nos últimos oito anos atuou como diretor-geral do Sistema Firjan. 

Serviço

Data: 10 de setembro de 2015
Horário:  19h
Local: Top Center Hotel (Av. Cardoso Moreira 236, Centro - Itaperuna - RJ)
Inscrições: (22)3824-2020, 0800 570 0800 ou rj-regiaonoroeste@rj.sebrae.com.br

Nenhum comentário: