sábado, 14 de junho de 2014

Produtor de cacau de Bom Jesus do Itabapoana recebe financiamento do Frutificar

Frutificar passa a dar apoio e assistência técnica à lavoura de cacau

De acordo com dados do Frutificar, cerca de 23 produtores em cinco municípios do Noroeste fluminense já se dedicam ao cultivo do cacau. O município de Bom Jesus do Itabapoana possui lavouras de até 35 anos, em áreas que variam de 0,30 a 2,50 hectares. Neste sábado (14/6), às 12h30, em Bom Jesus do Itabapoana, o secretário de Agricultura, Alberto Mofati, assina, com o produtor Messias Borges Moraes, o primeiro contrato de financiamento para desenvolvimento da lavoura cacaueira no estado.

O cacau, fruta que encontrou no Norte e no Noroeste fluminense condições de clima e solo para o seu desenvolvimento, vai contar, a partir de agora, com o apoio e assistência técnica do Frutificar - programa da Secretaria de Agricultura voltado ao fomento da fruticultura irrigada -, que já incentiva, com assistência técnica, financiamento com juros de 2% ano e apoio à comercialização, a produção de morango, abacaxi, goiaba, coco, pêssego, uva, banana, maracujá, manga, laranja, tangerina e limão.

A semente da fruta é o principal produto comercializado para a indústria de chocolate sob diversas formas, após fermentação e secagem. Dela extrai-se a manteiga, muito utilizada na indústria farmacêutica e cosmética, a torta e o pó, utilizados na indústria chocolateira e moageira para a fabricação de doces, confeitos e massas. Já a polpa do cacau, rica em açúcares, é utilizada na fabricação de geleia, vinho, licor, vinagre e suco.

- A inclusão do cacau no leque de frutas financiadas pelo programa tem como objetivo atender ao crescente número de produtores, que cultivam o cacau como alternativa de diversificação da atividade rural. Também é uma cultura de reflorestamento que pode ser consorciada com outras espécies – explicou Mofati.

Com informações da Imprensa RJ

Nenhum comentário: