sábado, 7 de junho de 2014

Atraso escolar nas unidades educacionais de Miracema, RJ, em 2013

A taxa de distorção idade-série corresponde aos estudantes com pelo menos dois anos de atraso escolar. Os dados referentes aos colégios de Miracema reunidos na tabela abaixo são do Censo Escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Ensino Fundamental 

Como era de se esperar, as taxas mais baixas de distorção idade-série são dos colégios particulares: SEC - Sistema de Ensino Contemporâneo (3,4%), Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças (4,5%), Escola Nossa Senhora do Bom Conselho (7,3%), ....

Na rede pública, a maioria dos colégios municipais apresentaram taxas mais baixas do que as escolas estaduais: E M Homero Linhares (10%), E M Professora Solange Coutinho Moreira (22%), E M Assad João (22,8%), E M Francisco Benedito (26,7%), CE Deodato Linhares (33,3%), ...

As taxas mais elevadas são dos Colégios Estaduais Ferreira da Luz (76,2%) e Prudente de Morais (72,2%).

Mais importante do que taxas baixas ou elevadas é o avanço das escolas em reduzir a distorção idade-série. Neste quesito, destacaram-se em redução de 2012 para 2013 os seguintes colégios: SEC - Sistema de Ensino Contemporâneo (-66,34%), E M Francisco Benedito (-51,98%), EM Assad João (-34,67%), ... No outro extremo, na EM Sônia do Amaral Torres a referida distorção aumentou 44,10%.

Ensino Médio

Novamente os colégios SEC - Sistema de Ensino Contemporâneo e Cenecista Nossa Senhora das Graças destacaram-se com as taxas mais baixas: 4,2% e 5,3%, respectivamente. Todavia, a distorção idade-série de 2012 para 2013 nestes colégios aumentou de 2,7% para 4,2%  e de 3,7% para 5,3%, respectivamente, o que representa as variações mais elevadas de todos os colégios.

Também são dos Colégios Estaduais Prudente de Moraes e Ferreira da Luz as taxas mais elevadas do ensino médio: 84,9% e 66,4%, respectivamente.

“Diversas pesquisas mostram que a reprovação não melhora o desempenho. Não há ganho por reprovação, não há ganho para o sistema educativo, que acaba bancando um ano a mais desse aluno e não há ganho para o aluno, que perde um ano da vida para complementar a etapa", analisa a gerente da Área Técnica do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco (texto extraído de matéria publicada na Agência Brasil).


Nenhum comentário: