terça-feira, 10 de junho de 2014

Horas-aula diária nas unidades educacionais de Miracema

Os dados das tabelas abaixo são do Censo Escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira .

Creche

De acordo com a Tabela I, Miracema perdeu em 2013 uma creche que funcionava em horário integral (8 horas) e duas que funcionavam em horário parcial (4 horas).

Em 2013, tinham em Miracema seis creches municipais que cumpriam horário integral e uma que cumpria horário parcial (4 horas), enquanto em 2012 existiam sete com horário integral e três com horário parcial. A EM Sebastião Samel, que cumpria horário integral em 2012, deixou de funcionar como creche em 2013. O J de I Municipal Clarinda Damasceno e E M Genuino Antunes de Siqueira, que cumpriam horário parcial em 2012, também deixaram de funcionar como creche em 2013 (estes educandários não constam com horas-aula na listagem do Inep).  (parágrafo retificado às 22:30 h)

Pré-escola

Ainda conforme a Tabela I, Miracema perdeu em 2013 três pré-escolas municipais com horário integral e ganhou duas com horário parcial.

Existiam seis pré-escolas municipais em 2012 com horário integral e outras seis com horário parcial (horário variando de 4 a 5 horas). Em 2013, o número de pré-escolas com horário integral reduziu para três e o número com horário parcial ampliou para oito.

Mudanças: a EM Alfredo Mercante que funcionava no regime de horário parcial passou a funcionar no regime de horário integral, e, ao contrário desta escola, a E M João Assad que funcionava em horário integral passou a funcionar em horário parcial.


Ensino Fundamental

Conforme a Tabela II, Miracema ganhou em 2013 uma escola do Ensino Fundamental  - 6º ao 9º ano, a EM Francisco Benedito (consta da listagem do Inep com horas-aula somente a partir de 2013).

Do 1º ao 5º ano o quadro apresentado em 2012 é praticamente o mesmo em 2013.


Ensino Médio

De acordo com a Tabela III, a única mudança significativa ocorrida de 2012 para 2013 foi a ampliação das horas-aula diária do IE de Miracema. Mudança esta que contribuiu para a redução da distorção idade-série em 11,72% (link para a postagem correspondente).



Nenhum comentário: