terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Secretaria de Saúde mobiliza prefeitos do Noroeste Fluminense

Mais de 2 mil pessoas com suspeita de dengue procuraram o centro de hidratação de Miracema


O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e as equipes de Vigilância e Atenção a Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro estiveram em Itaperuna nesta terça-feira (22). Eles se reuniram com os prefeitos do Noroeste Fluminense para discutir formas de aprimorar as ações de combate a dengue na região, que, ao lado da Baixada Fluminense, tem exigido maior preocupação nesse verão.

- A situação é preocupante. Infelizmente vemos aqui o mesmo que acontece na Baixada Fluminense, a falta de cuidados na coleta de lixo e com a proliferação do mosquito da dengue. A secretaria está presente para zelar pela capacitação de médicos e enfermeiros, forneceminto de material, medicamento, soros e cadeiras para que sejam montados os centros de hidratação. E, também, para que as prefeituras possam atender da melhor forma possível os pacientes com suspeita de contágio – explicou o secretário Sérgio Côrtes.

No evento, a situação epidemiológica nestes municípios foi apresentada aos prefeitos e o trabalho dos centros de hidratação e de controle do vetor foram avaliados.

O secretário ainda observou que:

- É importante que população participe por meio da campanha 10 Minutos Contra a Dengue. Se cada um reservar 10 minutos do seu dia para verificar focos de dengue em suas casas, a prevenção da doença será mais eficaz. As ações de prevenção já estão se refletindo em queda significativa nos números.

Centros de Hidratação

- Nove centros de hidratação de dengue foram montados pela secretaria de Saúde nas primeiras semanas de janeiro, atendendo a média de 75 pessoas por dia, embora tenham capacidade para fazer 300 atendimentos se necessário. Pelo alto índice de incidência da doença, o Noroeste do estado é a região com mais unidades,  seis ao todo. Na Baixada Fluminense, Xerém recebeu um centro por conta das fortes chuvas que atingiram a região no início do ano, o que propiciou a proliferação do mosquito Aedes Aegypti – transmissor da doença. A partir de segunda-feira (28/10), Nova Iguaçu e Rio das Ostras também passarão a contar com os polos de cuidados de dengue.

O município de Itaperuna tem a maior média de atendimentos nos centros de hidratação: 110 pacientes por dia. Os centros de hidratação das demais cidades têm as seguintes médias: Miracema, 100 pessoas; Aperibé , 90 pessoas; Italva e Santo Antônio de Pádua, com 80 pessoas cada; e Cambuci, 30 pessoas. Para o superintendente de vigilância epidemiológica e ambiental Alexandre Chieppe, Miracema merece atenção especial, pois mais de 2 mil pessoas procuraram o centro de hidratação com suspeita de dengue.

Campanha 10 Minutos Contra Dengue

- Elaborada pelo Governo do Rio em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz, procura estimular a população a utilizar  10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos. A iniciativa da campanha foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o Aedes aegypti, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005.

Rio Contra a Dengue na internet - O site do programa traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e outras informações. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br e no twitter  www.twitter.com/RioContraDengue.

Imprensa RJ

Nenhum comentário: