terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cultivo de Uvas no Noroeste Fluminense

Com apoio técnico e financiamento para empréstimo de até R$ 50 mil, fornecidos pelo programa Frutificar, da Secretaria estadual de Agricultura, produtores do Noroeste Fluminense estão cultivando a uva niágara rosada.

A implantação da lavoura de uva custa cerca de R$ 25 mil por hectare, com irrigação. A produção, que começa no segundo ano, garante duas safras a cada 12 meses. Cada pé tem vida útil de, no mínimo, 25 anos.

– A estrutura da região é ideal para o cultivo da uva de mesa. A niágara rosada pode ser produzida em pequenas áreas e tem alta rentabilidade. O cultivo é uma opção para a diversificação da agricultura familiar – explicou a agrônoma do programa Frutificar, Rosely Menezes Silva.

No sítio Valão da Onça, na cidade de Cambuci, a uva é a mais recente lavoura dos irmãos Gilmar e Jocimar Veloso, que antes tinham no tomate a principal fonte de renda. Hoje, plantam também quiabo, jiló, milho, pimenta, banana, maracujá e mamão. Com a assistência do programa Frutificar, eles plantaram 200 pés de uvas. – O custo de produção é menor, não usa defensivos químicos e exige menos cuidado, assim como pode ser produzida em pequenas áreas e tem alta rentabilidade.
A técnica é específica, mas não tivemos dificuldades – afirmou Gilmar Veloso.

Os agricultores José Luiz Burbano e Edward Macknna foram os primeiros a produzir uvas no Noroeste, em 2005, em Bom Jesus do Itabapoana.

– O clima daqui é ideal. E o mercado está sempre aberto – disse Burbano, que produz 40 toneladas da fruta por ano.

Com informações da Imprensa RJ

Nenhum comentário: