terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Investimento de R$ 1,7 milhão em módulo de rebenefiaciamento de café a ser implantado em Varre-Sai


Para Efigênio Salles, presidente da Ascarj - Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro, a grande guinada no setor virá com a implantação, neste ano, do módulo de rebeneficiamento de café, nas instalações da Coopercanol (Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste Fluminense), em Varre-Sai. Com recursos de R$ 1,7 milhão do BNDES, repassados pelo Banco do Brasil, através da estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável - DRS, a estrutura permitirá que o café de boa qualidade da região, que hoje vai para Minas Gerais e Espírito Santo para ser rebeneficiado, já saia selecionado e classificado do próprio estado para exportação ou venda à mercados consumidores de alto padrão.

- A orientação e o apoio da secretaria de Agricultura foram decisivos para mais esta conquista da nossa cafeicultura. Há muitos anos pleiteamos a construção dessa unidade, que além de fortalecer o cooperativismo no segmento, vai estimular o produtor a investir na qualidade - destacou ele.

O presidente da Ascarj explicou que durante o rebeneficiamento o café é separado eletronicamente em máquinas, que classificam o produto pelo tamanho e tipo. Os mercados exigentes valorizam o produto uniforme, segundo especificação própria de cada comprador.

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo estima que em decorrência da proximidade do município de Varre-Sai com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a partir da entrada em operação do módulo de rebeneficiamento, será possível reverter o fluxo atual trazendo café capixaba e mineiro para ser reprocessado no Rio de Janeiro.

Postagens relacionadas:

Cafeicultores de Porciúncula e Varre-Sai recebem Secadores do Rio Rural  

MODERNIZAÇÃO DA LAVOURA DE CAFÉ DO NOROESTE FLUMINENSE


Com informações da Imprensa RJ

Nenhum comentário: