segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Rio Genética ajuda a melhorar produção de agricultores familiares
08/08/2011
Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária

Programa de financiamento para compra de animais oferece juros baixos

Para os produtores familiares de leite de Macaé Leandro Cordeiro e seu pai Adilson José Cordeiro, o último sábado, dia 6, ficou marcado com mais uma importante conquista para a melhoria de sua produção. Eles foram um dos 37 produtores que adquiriram animais de qualidade na 15ª edição da Feira Rio Genética, realizada no município, pela Secretaria estadual de Agricultura em parceria com a Acerj (Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro).

Acompanhando os eventos do programa desde a edição da feira no ano passado, em Macaé, a família comprovou no salto em sua produção a importância de investir em animais de qualidade. Os 250 litros/dia produzidos anteriormente pelo rebanho da família foram ampliados para 400 litros com a chegada de sete vacas compradas com financiamento do Rio Genética, nas feiras de São Francisco de Itabapoana e Macuco, este ano.

Produzindo em média 25 litros por dia, os animais continuaram a fazer bonito na propriedade dos Cordeiro. No concurso leiteiro da Expo Macaé, no início de julho, a vaca Malhada foi a vencedora na categoria até 25 litros.

– O gado é muito bom e recebe alimentação adequada, com concentrado, ração e pasto de boa qualidade – explicou Leandro, entusiasmado, ao afirmar que a produção vai continuar a crescer. Duas novas novilhas foram adquiridas na feira do último sábado.

O subsecretário de Agricultura de Macaé, Darlin Grativol, reconheceu que o programa Rio Genética está fazendo a diferença, principalmente para os pequenos produtores do município. O financiamento com juros de 2% ao ano, cinco para pagamento e um de carência dá oportunidade dos animais serem pagos com o próprio resultado da produção.

Animais de qualidade

Durante o evento em Macaé, o secretário de Agricultura, Christino Áureo, ressaltou a importância dos produtores aproveitarem a oportunidade de ter um programa com animais dessa qualidade.

– Conseguimos implementar o Rio Genética para fomentar a melhoria do rebanho e com isso, incentivar a produção de leite. Ainda há muito o que fazer, mas com cada passo estamos construindo uma nova história para o setor no estado. Esta é uma atividade que gera empregos, por isso temos contado com o total apoio do governador Sérgio Cabral – frisou.

Na ocasião, Christino Áureo lembrou a meta estabelecida para a produção leiteira estadual de chegar a 2015 no patamar de um bilhão de litros/ano. A próxima Feira de Animais Rio Genética vai acontecer no dia 3 de setembro, em Três Rios.

Nenhum comentário: