quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Comércio na Ceasa-RJ de Itaocara cresce 300% no primeiro semestre deste ano
11/08/2011
Secretaria estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca
Julia de Brito

Fortalecimento das unidades do interior barateia produtos e beneficia agricultores

A unidade da Ceasa-RJ (Centrais de Abastecimento do Estado do Rio) localizada em Itaocara, no Noroeste Fluminense, apresentou aumento expressivo de volume comercializado no primeiro semestre de 2011. De acordo com dados divulgados pela companhia, a venda de produtos rurais atingiu aumento de 300%, em comparação com o ano de 2010. O aumento mais significativo ocorreu no mês de junho deste ano. Em comparação com dados de 2010, houve crescimento de 420% (R$ 3 milhões).

O sucesso da unidade deve-se à atenção que vem sendo dada às centrais de abastecimento do interior do Rio. Segundo o presidente da Ceasa-RJ, Leonardo Brandão, medidas de gestão, estruturação e coordenação foram adotadas para garantir o fortalecimento do mercado produtor do Noroeste Fluminense e das demais unidades da Ceasa-RJ.

- A Ceasa-RJ estava focada nas unidades do Grande Rio. Por determinação do secretário Felipe Peixoto, retomamos o desenvolvimento das centrais do interior. Para isso, realizamos vários investimentos. Além de contratarmos mais mão de obra, criamos a figura do coordenador de unidade, que está ligado diretamente à diretoria da Ceasa. Mais de 200 produtores do Noroeste Fluminense participaram de capacitação realizada no dia 17 de junho, em Itaocara. Também fizemos uma grande reforma na área de comercialização de todas as unidades de abastecimento – contou o presidente.

De acordo com Leonardo Brandão, o fortalecimento da produção agrícola no interior fluminense já é uma realidade. Mais pessoas estão vendendo seus produtos sem sair de suas regiões.

- Estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico do Noroeste. Hoje, o produtor rural vende em sua região. As vantagens são inúmeras: o preço final fica mais em conta, pois não contém o gasto com transporte, combustível. Isto também traz menos desgaste físico ao produtor e proporciona à população produtos mais frescos. Também fornecemos às unidades da Ceasa informação sobre o valor médio dos produtos comercializados. Isso evita que o atravessador explore o produtor, ele acaba vendendo sua produção por um preço mais justo – ressaltou.

Subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, a unidade da Ceasa-RJ localizada em Itaocara recebe ainda o apoio do governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário, no programa Territórios da Cidadania, que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico da região.

Nenhum comentário: