terça-feira, 30 de agosto de 2011

DESPOLUIÇÃO DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO

DESPOLUIÇÃO DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO

Deu nos blogs de Miracema a notícia que se encontra em vias de aprovação verba em torno de R$ 30 milhões para ser empregada na despoluição do ribeirão Santo Antônio.

Muito bom para Miracema. Era o que faltava para o município dar um salto (de Maurren Maggi) de qualidade. Depois disto, a cidade se transformará qualitativamente e com certeza vai ficar muito mais atraente, para os próprios moradores, turistas, investidores, etc.

Vislumbra no horizonte, o fim daquela imagem desoladora que se tem de Miracema quando se debruça nos corrimões das pontes do centro da cidade: são canos e mais canos de PVC de esgoto in natura apontados (como canhões) para o leito do sofrido ribeirão que não acaba mais, depondo negativamente contra o lado bom que o município possui. Afora o sofrimento da população com os mosquitos e mau cheiro em tempos de seca.

Mas, só o tratamento do esgoto in natura por estações de tratamento (ETE) não vai resolver totalmente a despoluição do velho Santo Antônio. Sabemos que precisa ser desenvolvido um trabalho constante de conscientização da população para a conservação em outros aspectos, como não jogar detritos no leito daquela corrente fluvial. Vimos inclusive um episódio de desprezo pelo leito do rio muito marcante que pode ser constatado em uma das pontes: um muro de imóvel desmoronou dentro do ribeirão e novo muro foi erguido sem que os detritos do desmoronamento fossem retirados de dentro do ribeirão, assim provocando assoreamento do corpo d’água. E parece que nenhuma autoridade municipal intimou o responsável para reparar aquele dano.

Vamos torcer para que tal verba realmente saia e por uma Miracema melhor (ainda).

3 comentários:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Tem toda razão. Isto por si só não resolverá 100%, mas certamente mais de 50%.

É preciso se ter em vista que o esgoto pluvial, inevitavelmente acaba sempre contamido por esgotos sanitários, de currais etc. Requer vigilância implacável, o que em geral não se faz.

Outrossim há que se eliminar a contaminação na zonal rural, com sistemas de tratamento não só do esgoto domiciar, mas, também de currais, aviários etc.

O tramento de outros botas-fora é igualmente de suma importância.

Mas devagar com o andor porque o santo é de barro.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Hélcio Granato Menezes disse...

Luiz Carlos,

Concordo plenamente com você.

Abraços,
Helcio

AngelMira disse...

A tecnologia utilizada segundo projeto enviado p vereador P Azevedo, é da empresa NORBRÁS. Alguém conhece?