segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Documentário “Folia, Fé e Reis” em sessões gratuitas no Teatro SESI Itaperuna, em todas as quintas-feiras deste mês

O filme resgata a história da Folia de Reis, tradicional manifestação de religiosidade e que sobrevive há séculos em cidades do interior pela força da fé e da sabedoria de mestres e foliões. Durante 39 minutos, é retratada a preparação e o cortejo de Natal da Folia de Reis Estrela do Oriente, do mestre Niquinho.

O documentário foi dirigido por Othon Ribeiro, formado em Cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Ao longo da carreira, já atuou como diretor de Fotografia do programa Globo Ciência, da Rede Globo, e foi professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

As exibições nos dias 6 e 20 será a partir das 9h30, enquanto as sessões dos dias 13 e 27 começam às 15h30.

Lançado em julho pelo SESI Cultural, o documentário é mais uma iniciativa para difundir a Folia de Reis como importante expressão da cultura popular e contribuir para a preservação do patrimônio imaterial na região. Em agosto do ano passado, o projeto “Folias de Reis no Mundo Contemporâneo”, realizado em parceria com o Departamento Cultural da UERJ, ofereceu diversas atividades gratuitas no Teatro SESI Itaperuna, como exposição, palestras, oficinas e apresentações culturais. Já em dezembro, o SESI Cultural promoveu um Encontro de Folias de Reis em Itaperuna, que reuniu mais de 4 mil pessoas no calçadão da Avenida Cardoso Moreira, a principal da cidade.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (22) 3824-9219.

Com informações da Assessoria de Imprensa Itaperuna, do Sistema Firjan

Nenhum comentário: