segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Visões de Futuro: potencial econômico do Noroeste Fluminense poderá ser ampliado nos próximos anos

Documento, preparado pelo Sistema FIRJAN, detalha principais motores de crescimento de cada região do estado, apontando desafios e oportunidades

Itaperuna, 29 de setembro de 2014


Antônio Carlos Boechat
Foto: Antônio Batalha

Nas próximas duas décadas, o estado do Rio de Janeiro receberá considerável volume de investimentos que movimentará bilhões de reais. Essa projeção vai além dos jogos esportivos e da intensificação da exploração de petróleo e gás natural, culminando em profundas transformações no estado, que irão acelerar significativamente seu crescimento econômico. Ao mesmo tempo, o crescimento virá acompanhado de desdobramentos inevitáveis, como a expansão populacional e a consequente pressão sobre a infraestrutura atual.

Diante dessa realidade, o Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) elaborou o documento “Visões de Futuro: potencialidades e desafios para o estado do Rio de Janeiro nos próximos 15 anos”, que detalha os principais motores de crescimento de cada região do estado, bem como as oportunidades e desafios para acompanhar esses investimentos no horizonte de 5 a 15 anos à frente e promover um desenvolvimento sustentável. 

A proposta do “Visões de Futuro” é preparar o estado do Rio para as mudanças que já avizinham, pontuando as peculiaridades de cada região e apontando ações concretas. Para isso, foram mobilizados mais de mil empresários fluminenses, técnicos do Sistema FIRJAN, além de representantes do poder público e da sociedade organizada.

Embora, hoje, caracterizada por possuir a economia menos dinâmica do estado, a região Noroeste Fluminense em alguns anos sentirá os efeitos indiretos de investimentos no Norte do estado, sobretudo pela construção do Porto do Açu e das empresas que ali se instalarão, conforme aponta o documento.

Para a mudança de seu perfil econômico, o Noroeste necessita de grandes investimentos na melhoria e ampliação da infraestrutura logística. Frente a essa janela de oportunidade, a Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense desenvolveu o Projeto 2022, documento que compila um conjunto de propostas que envolvem pavimentação, duplicação e contornos rodoviários em importantes vias que cortam a região.

Presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense, Antônio Carlos Boechat defende que é fundamental que o crescimento dos municípios do Noroeste Fluminense ocorra de maneira ordenada e planejada, de forma a preservar a qualidade de vida, maior diferencial do interior. “O objetivo do Projeto 2022 é garantir a competitividade da classe empresarial, o bem-estar social e a segurança no trânsito para a população. Colocando o conjunto de propostas em prática, daremos um importante passo para acelerar o nosso crescimento”, disse ele.

Noroeste Fluminense e os rumos para o desenvolvimento

Formado por 13 municípios, o Noroeste Fluminense concentrava em 2011, último dado disponível, 0,9% do PIB do estado, um total de R$ 4,3% bilhões, sendo R$ 551,1 milhões advindo do PIB industrial (0,5% do PIB industrial fluminense).

Identificar e preservar as áreas de expansão industrial é fator primordial para potencializar o desenvolvimento do Noroeste Fluminense, uma vez que seu crescimento econômico depende da existência de áreas para instalação de novas indústrias. Esses investimentos poderão refletir no aumento da oferta de empregos na região, mitigando o processo de esvaziamento populacional enfrentado pelos seus municípios.

Porém, o documento “Visões de Futuro” aponta como principais gargalos a ausência de projetos para ordenar a expansão populacional. A baixa cobertura de transporte e demais serviços públicos, em especial a oferta de água, energia e banda larga, poderá levar os municípios a um processo de crescimento desordenado, com riscos de favelização no entorno de potenciais zonas industriais.

Acesse o site www.firjan.org.br/visoesdefuturo e confira a íntegra do “Visões de Futuro: potencialidades e desafios para o estado do Rio de Janeiro nos próximos 15 anos”. O documento com as sugestões reunidas pela FIRJAN será entregue a todos os candidatos ao governo do estado.

Sistema Firjan - Assessoria de Imprensa Itaperuna

Nenhum comentário: