segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Índice Final de Conservação Ambiental do ICMS-Ecológico dos municípios do Noroeste Fluminense - ano fiscal 2014

Foi publicada no Diário Oficial do estado do Rio de 05/12/2013 a Portaria CEPERJ/PR nº 8449/13 (link  aqui!). A portaria estabelece o Índice Final de Conservação Ambiental do ICMS-Ecológico - ano fiscal 2014 - para cada um dos 92 municípios do estado do Rio.

Na tabela abaixo foram reunidos os referidos índices estabelecidos para os municípios do Noroeste fluminense. Coube a Miracema o maior índice final da região. No ranking do estado do Rio Miracema ficou em 32º lugar. Em seguida São José de Ubá (2º na região e 51º no estado), Laje do Muriaé (3º na região e 61º no estado), Natividade (4º na região e 62º no estado), Porciúncula (5º na região e 69º no estado), ...

Como podemos observar na tabela, Miracema pontua mais nos subíndices IrAP (Índice relativo Área Protegida) e IrAPM (Índice relativo Área Protegida Municipal). Acreditamos que Miracema pode melhorar no subíndice IrDL (Índice relativo Destinação do Lixo) para os próximos anos com a implantação da coleta seletiva de lixo, que segundo notícia veiculada tempos atrás no sítio oficial do município está sendo estudada pelo secretário municipal do Meio Ambiente Emerson Luiz Pereira.

Outro subíndice que Miracema precisa avançar é no IrTE (Índice relativo Tratamento de Esgoto). Para 2014 o IrTE de Miracema ficou em 6º lugar no ranking do Noroeste. Laje do Muriaé foi o município que mais pontuou neste subíndice na região.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maior índice IRP e o que o produtor rural recebe? Na estrada que leva a minha propriedade e vizinhos estamos esperando a tal falada reforma nas estradas de vicinais de Miracema. Ela ainda não chegou lá.