terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Floricultura no estado movimenta R$ 576 milhões em 2013

Valor é 23% superior ao faturamento registrado no ano anterior

Mais do que beleza e cor, a floricultura no Estado do Rio de Janeiro dá demonstrações de que o segmento está consolidado e ganha papel importante na economia rural. Em 2013, a atividade movimentou 23% a mais do que no ano anterior. Segundo dados do Ibraflor - Instituto Brasileiro de Floricultura, R$ 576 milhões foram gerados pela produção fluminense de flores e plantas ornamentais.

Para o secretário de Agricultura, Christino Áureo, essa evolução é decorrente da profissionalização da atividade nos últimos anos, modernização das técnicas de cultivo, introdução de novos cultivares, diversificação da produção regional e oferta de crédito para investimento e custeio.


- Através do Florescer, nosso programa de fomento à floricultura do estado, temos intensificado as ações, especialmente na capacitação de produtores, preparando nossos produtos para competir e conquistar espaço, tanto no Rio de Janeiro quanto para atender outras unidades da federação - destacou.


Ainda de acordo com o secretário, há sete anos, os produtos da floricultura fluminense participavam com apenas 18% na oferta local. Atualmente, este mercado é abastecido com aproximadamente 80% da produção procedente dos municípios fluminenses.


O aumento registrado é resultado de políticas públicas estaduais, que garantiram ao Rio de Janeiro a posição de segundo maior polo de produção e consumo de flores no país, segundo dados do Ibraflor.


Atualmente 52 municípios trabalham com floricultura, envolvendo 1.020 produtores, com destaque para as Regiões Serrana e Metropolitana. Sua recente expansão para as regiões Sul, Norte e Noroeste fluminense tem sido bem sucedida com a produção das espécies tropicais.


A coordenadora do Programa Florescer, da secretaria estadual de Agricultura, Nazaré Dias explica que o crescimento verificado nos últimos anos, foi favorecido pela característica fundiárias das propriedades rurais no estado, que utilizam pequenas áreas, com predominância da mão de obra familiar.


- A atividade responde atualmente por 18 mil postos de trabalho, desde a produção, passando pelo mercado, até os serviços de apoio - revelou.


Ela acrescentou que, apesar do otimismo com os números crescentes, o setor ainda precisa avançar mais para ocupar todo o potencial de seu mercado. A melhoria da qualidade e padrão das rosas, por exemplo, é uma das necessidades a serem superadas. O objetivo é reduzir, cada vez mais, a importação dessas espécies.


- Outro segmento que merece nossa atenção é o de flores envasadas, como antúrios, begônias e orquídeas, entre outras. Com utilização de técnicas mais avançadas é possível conquistar esse nicho de mercado, hoje muito dependente da importação de outros estados - concluiu


Para 2014, levantamentos do Ibraflor preveem o crescimento médio do setor de 8 a 10% em todo o país.


Imprensa RJ

Nenhum comentário: