sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Cuitelão: ninho, filhote e fase adulta - fotos em Miracema

Deveria ser eleita a ave símbolo de Miracema, 
dada a sua constante presença no município e endenismo


O cuitelão (Jacamaralcyon tridactyla) é endêmico do sudeste do Brasil, é encontrado em partes mais secas da Mata Atlântica. Atualmente está restrito aos estados do Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais, embora também existisse anteriormente nos estados do Espírito Santo, São Paulo e Paraná [Em pesquisa recente ao WikiAves, vê-se que a presença do cuitelão avança aos poucos no sul do estado da Bahia, então restrito atualmente aos estados RJ, MG e BA.  No RJ há registro do cuitelão em 10 municípíos: Cantagalo, Carmo, Duas Barras, Laje do Muriaé, Miracema, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, Sapucaia, Sumidouro, e Três Rios].

Embora geralmente seja encontrado em florestas intactas, pode sobreviver em áreas mais degradadas, como plantações, desde que persista uma camada de sub-bosque nativa. Existem algumas evidências de que está associado a riachos, pois necessita de bancos de terra para se aninhar; também usa bancos criados por cortes de estradas. É amplamente sedentária, embora os jovens se dispersem após a emplumação e os adultos às vezes se movam por curtas distâncias.

Na edição 3.1 (2001) da IUCN o cuitelão estava categorizado como "ameaçado de extinção", portanto, a partir da última avalição realizada em 2020 passou para a categoria "quase ameaçado".

É insetívoro. Alimenta-se preferencialmente de pequenas mariposas e borboletas de cores crípticas e de himenópteros, mas também consome moscas, libélulas, besouros, Hemiptera e cupins. 

Caça a partir de um poleiro aberto no sub-bosque da floresta ou ao longo da borda da floresta, saltando atrás de uma presa. Após a captura, geralmente feita em pleno voo, frequentemente bate a presa no local de pouso (galho ou fio de cerca como na foto ao lado) para atordoar o inseto e remover qualquer ferrão ou veneno, assim como as asas.

Mede cerca de 18 cm de comprimento. Possui apenas 3 dedos, contra quatro da maioria das espécies de aves, o que lhe conferiu o nome científico (tridactyla significa três dedos).



Escava seus ninhos em barrancos argilosos ou arenosos, geralmente dentro da mata e ao lado de um caminho estreito ou de um córrego. Às vezes utiliza-se de troncos podres.


Filhotes ao centro da 1ª foto e 2ª e 3ª fotos da prancha logo acima.

____________________________________________

Fotos: Helcio Granato Menezes

Mais fotos do cuitelão em Miracema: https://miracemaestadodorj.blogspot.com/p/passaros-3.html


Nenhum comentário: