terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ICMS do leite beneficia produtores de Itaocara, no Noroeste Fluminense


Incentivo do Estado visa aumentar a produção leiteira e começa a se reverter em melhorias para produtores e cooperativas

Mais um dos incentivos do governo estadual para aumentar a produção leiteira fluminense começa a se reverter em ações, beneficiando diretamente os produtores e suas cooperativas. No sábado (11/2), a Cooperativa Agropecuária de Itaocara – Capil promove a partir das 9 horas, no parque de exposições Fogueirão, a Feira de Animais de alta qualidade, de fornecedores do Programa Rio Genética, da secretaria de Agricultura, para seus associados.

O investimento na melhoria do rebanho é um dos focos do projeto técnico para utilização de crédito de ICMS retidos, liberados no ano passado, e convertidos em melhorias para o setor. A cooperativa de Itaocara foi a primeira a receber o benefício, pago de acordo com cronograma estabelecido em resolução conjunta das secretarias de Agricultura e de Fazenda. Em seguida, quatro outras cooperativas também receberam seus créditos devidos e as demais aguardam a liberação de seus processos.

Para o secretário de Agricultura, Christino Áureo, este é um marco do modelo de incentivo ao segmento leiteiro fluminense.

- Referenda a sensibilidade do governador Sérgio Cabral que disponibilizou R$ 60 milhões para melhoria das condições de produção e reestruturação do setor – afirmou.

Além das 120 fêmeas Girolando que serão financiadas em 30 parcelas, outra oportunidade para o melhoramento do rebanho será oferecida aos cooperados. Cada um receberá inicialmente 10 inseminações artificiais em tempo fixo – IATFs.

- Temos 1800 cooperados que fornecem 70 mil litros de leite/dia. Queremos fomentar a produção, pois 98% deles produzem até 100 litros diários – ressaltou o presidente da cooperativa, Paulo César Alves.

Buscando a melhoria da qualidade do leite foram adquiridos 125 tanques de resfriamento para utilização em sistema comunitário, além de caminhões graneleiros, caminhões para transporte e distribuição do leite tipo “barriga mole” e apoio ao produtor. A modernização do parque industrial foi contemplada com gerador de energia, caldeira a vapor e máquina de empacotamento do leite em embalagem tipo “barriga mole”.

Na avaliação de Paulo César, uma nova página começou a ser escrita na história da cooperativa.

- Essa injeção de recursos, no valor de R$ 5,2 milhões, significa a consolidação da cooperativa. Conseguimos estruturar tanto a indústria quanto incentivar o produtor para aumento de sua produção e maior geração de renda para os cooperados – frisou.

Com capacidade industrial instalada para 120 mil litros de leite/dia, a Capil tem uma linha de produção que inclui leite tipo “barriga mole”, doce de leite, requeijão, queijo (mussarela e frescal) e manteiga com a marca Itaocara. Além disso, 40% do leite captado são comercializados para a Nestlé.

Fonte: Imprensa RJ

Enquanto isso, a cooperativa de leite de Miracema ... Deixa pra lá!

3 comentários:

Anônimo disse...

Sou proprietário rural e produtor de leite e isso é pura conversa fiada política. Nenhum produtor precisaria disso se o preço pago pelo leite fosse digno, e não essa esmola que é pago hoje, se o governo federal protegesse o produtor nacional, e não arreganhasse as pernas para o leite do uruguai e da argentina,etc

Anônimo disse...

Porque será que uma cooperativa vai tão bem e a nossa ta fechada?? será que nosso leite é diferente ou são os dirigentes da nossa cooperativa que são " diferentes", pra não dizer outra coisa??

AngelMira disse...

Muito apropriada a postagem, amigo blogueiro!