quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Detran divulga em seu site o novo calendário de vistoria

O Detran divulgou nesta quinta-feira (16/2), no seu site (www.detran.rj.gov.br), o novo calendário de vistoria veicular para 2012, adequando-o às alterações causadas pelas mudanças no calendário de pagamento do IPVA. Com isso, os veículos de final de placa 1, 2, 3 e 4, que, pelos prazos da tabela anterior, seriam os primeiros a realizar o procedimento, agora serão os últimos. Assim, os de placa final 1 e 2 têm até 30 de setembro de 2012 para realizar a vistoria e os de placa de final 3 e 4, até 31 de outubro de 2012.

Pelo novo calendário, o prazo para vistoria dos veículos com final de placa 5 e 6 será 30 de junho; os com final 7 e 8, até 31 de julho; e os com final 9 e zero, até 31 de agosto. Também como novidade, todos os postos de vistoria funcionarão de segunda-feira a sábado, entre 7h15 e 18h. A dilatação do horário deveu-se à necessidade de aperfeiçoar a qualidade do atendimento aos clientes.

A previsão do Detran é que sejam agendados em 2012, para os seus postos de vistoria, cerca de quatro milhões de procedimentos, aí incluídos, além da vistoria, troca de propriedade, troca de jurisdição, mudança de características etc.

Carros 0 Km sem vistoria

Estão dispensados da vistoria de 2012 os veículos zero quilômetro, particulares, com capacidade de até cinco passageiros, adquiridos em 2011. Eles que só precisarão realizar o procedimento em 2013.

É importante esclarecer que os responsáveis pelos veículos nessas condições não precisarão buscar o documento do carro nos postos de vistoria, mas sim em locais assinalados no site do Detran, como o Acesso 5 do edifício-sede do departamento; unidades do Rio Poupa Tempo; Unidades de Liberação de Veículos (ULVs); e Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) distribuídas por todo o estado.

Mas, atenção: o procedimento depende de prévio agendamento, que pode ser realizado pelos telefones 3460-4040, 3460-4041 (Região Metropolitana) e 0800 0204040 (interior) ou pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br), tendo o cliente a opção de escolher o local aonde ele pretende receber o documento.

Para chegar a esses endereços, basta abrir o site do DETRAN e clicar no banner situado na parte de cima da primeira página, que traz os seguintes dizeres: “Agora veículos 0 km têm dispensada a vistoria no ano seguinte”.

Vale salientar que o agendamento só será possível depois de o responsável pelo veículo pagar o IPVA e o DPVAT (seguro obrigatório), já que, no caso, ele está dispensado apenas da taxa de licenciamento anual (vistoria), no valor de R$ 96,22.


Fonte: Imprensa RJ

Postagem relacionada:

Chuvas: governador prorroga prazo de pagamento de ICMS e IPVA em áreas críticas

Nenhum comentário: