sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

INPI CONCEDE CERTIFICAÇÃO A ROCHAS ORNAMENTAIS DO NOROESTE FLUMINENSE

As pedras Carijó, Madeira e Cinza produzidas no Noroeste fluminense receberam a indicação geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com o selo de qualidade – o primeiro deste tipo obtido pelo Estado do Rio de Janeiro –, as pedras passam a ter suas próprias marcas de procedência. Com a garantia comprovada, o valor do produto agregado pode aumentar até 70%.

A expectativa é que cerca de 400 empresas apresentem requerimento para obtenção do selo, com base na área atual do Arranjo Produtivo Local (APL) de rochas ornamentais do Noroeste fluminense.

A certificação concedida pelo INPI às rochas do Noroeste foi a Denominação de Origem Controlada (DOC) - primeira no mundo concedida para este tipo de rocha - designa produto ou serviço com qualidades ou características exclusiva ou essencialmente dedicadas ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.

O selo de qualidade conquistado pelo Noroeste é resultado do trabalho conjunto do Departamento de Recursos Minerais (DRM), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o Sebrae/RJ, o Sindicato de Extração e Aparelhamento de Gnaisses no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sindgnaisses) e a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro.

Com informações da Imprensa RJ

Nenhum comentário: