terça-feira, 21 de setembro de 2010

No Rio, Dia da Árvore é lembrado com o plantio de 150 mil mudas nativas da Mata Atlântica
Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Dia da Árvore, comemorado hoje (21), foi marcado no Rio de Janeiro com o plantio de 150 mil mudas nativas da Mata Atlântica. A iniciativa é da Secretaria Estadual do Ambiente, que visa, além do reflorestamento de áreas degradadas, atender o compromisso firmado com o Comitê Olímpico Internacional (COI) de plantar 24 milhões de mudas até as Olimpíadas de 2016.

Em média, as áreas reflorestadas receberão árvores de 80 espécies diferentes, consideradas ideais para o reflorestamento do estado, como os ipês, as tabebuias, e os açoita-cavalos. Segundo a secretária estadual do Meio Ambiente, Marilene Ramos, a meta é aumentar as áreas do estado cobertas pela Mata Atlântica no próximos anos.

“Estamos recuperando a cobertura de Mata Atlântica do Rio, que é o estado com a maior percentual de área coberta com o bioma no Brasil. Além disso, temos o compromisso com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e somos signatários do pacto de restauração de Mata Atlântica que prevê a ampliação da cobertura de 20% para 28%”.

Marilene lembrou que a secretaria mantém em atividade no estado as incubadoras de mudas Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Cantagalo, Trajano de Morais e Guaratiba. Os cinco viveiros têm a capacidade de produzir 3,7 milhões de unidades por ano. A intenção, segundo ela, é aumentar este número em 600 mil até o final do ano.

Os plantios serão feitos na Bacia de Cachoeiro de Macacu e em Miguel Pereira, na região metropolitana do Rio. Além disso, estão sendo realizadas ações com crianças na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Jardim Botânico, onde um relógio digital conta todas as mudas do bioma plantadas voluntariamente.

Edição: Lílian Beraldo

Nenhum comentário: