sexta-feira, 5 de março de 2010


OS CARCARÁS DE MIRACEMA

Ave comum encontrada em Miracema, o gavião carcará pode ser visto voando junto com os urubus, na massa de ar quente, diariamente, sobre a zona urbana. Isso, muita gente sabe.
Na altura do Km 2 da rodovia RJ-116 (Itaboraí – Itaperuna), imediatamente após a primeira curva depois da ex-Usina Santa Rosa, do lado esquerdo no sentido de Itaperuna, de uns dias para cá, pode ser visto dezenas de carcarás concentrados em pequeno trecho de pasto. Quando passamos caminhando pela estrada, ao lado de onde eles estão, arisco que são, levantam vôo até uma árvore próxima. Com a chuva que tem caído nestes últimos dias em Miracema, presumo que os carcarás estejam ali em busca de roedores e répteis que a água da chuva deve ter tirado de suas tocas, que naquele trecho deve haver em abundância.
O carcará, por vezes chamado de carancho e caracará, é um falconídeo. Seu nome científico é Polyborus plancus ou Caracara cheriway; a subespécie brasileira é P. p. brasiliensis. É tido como ave tipicamente brasileira. No entanto, possui uma distribuição geográfica ampla, que vai da Argentina até o sul dos Estados Unidos, ocupando toda uma variedade de ecossistemas, fora a cordilheira dos Andes. Vivem em média 15 anos, atingindo a maturidade sexual aos três. A fêmea coloca de quatro a cinco ovos por ninhada, e tem o auxílio do macho durante o choco, e no cuidado para com os recém-nascidos.Tanto o macho como a fêmea podem ser muito agressivos a intrusos no ninho. É um falcão de pernas e pescoço compridos. De cor parda, ele apresenta manchas brancas na garganta, peito e cauda, e possui uma crista negra no alto da cabeça. Mede de 50 a 60 cm de comprimento, possuindo manchas mais claras nas pontas das asas. Cara vermelha.
O carcará não é, taxonomicamente, uma águia, e sim um parente distante dos falcões. Diferentemente destes, no entanto, não é um predador especializado, e sim um generalista e oportunista (assim como os seus parentes próximos, o chimango e o gavião-carrapateiro ou chimango-branco) alimentando-se de insetos, anfíbios, roedores e quaisquer outras presas fáceis; ataca crias de mamíferos (como filhotes recém-nascidos de ovelhas) e acompanha os urubus em busca de carniça. Passa muito tempo no chão, ajudado pelas suas longas patas adaptadas à marcha, mas é também um excelente voador e planador.
João do Vale celebrizou o carcará em música que fez muito sucesso na voz da Maria Bethânia.
Não foi fácil fotografar os carcarás que frequentam aquele trecho de estrada. A foto a seguir foi tirada, depois de muitas tentativas, da menor distância que os carcarás permitiram, porque qualquer tentativa de maior aproximação eles alçam vôos mais distantes:
Pesquisa para fazer o post: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carcar%C3%A1 e http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/carcara/

Tem foto melhor deste gavião feita em Miracema em outro post aqui.

Nenhum comentário: