sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Retificação do custo de construção de aterro sanitário da postagem anterior

Postagem anterior: Números e cifras do negócio do pretenso aterro sanitário a ser construído em Miracema

Considerando que tomei por base valor de operação de aterro com capacidade de receber 2 mil toneladas por dia de estudo da FGV, e que quanto menor o aterro sanitário mais elevado são seus custos por tonelada de lixo, retificamos a quarta coluna da tabela da postagem anterior conforme a seguir, visto que o aterro que pretendem construir em Miracema teria capacidade de receber no máximo 200 toneladas por dia.  Quantidade de resíduos sólidos gerados no Noroeste Fluminense: 5.687,7 toneladas por mês.

Tendo em vista que um aterro sanitário recebe lixo somente do 3º ao 20º ano de sua existência, e depois disso continua requerendo investimento e manutenção por parte do concessionário do serviço até os 40 anos, chegamos a conclusão que o valor a ser cobrado por tonelada de lixo dos municípios do Noroeste Fluminense com base no que foi fixado pela Justiça para o município de Marituba/PA não seria suficiente para cobrir os custos do pretenso aterro sanitário em Miracema.

Chegamos a estas conclusões por meio da pesquisa ASPECTOS TÉCNICOS / ECONÔMICOS-FINANCEIROS DA IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO, OPERAÇÃO E ENCERRAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) do Estado de São Paulo, cujo link disponibilizamos aqui .

Tabela retirada da referida pesquisa:

Como a pesquisa determina os custos de aterros de apenas quatro portes:

  • Grande empreendimento (capacidade de recebimento de 2.000 toneladas por dia);
  • Médio empreendimento (capacidade de recebimento de 800 toneladas por dia);
  • Pequeno empreendimento (capacidade de recebimento de 300 toneladas por dia); e
  • Micro empreendimento (capacidade de recebimento de 100 toneladas por dia). 

E nenhum deles se encaixa no porte do que seria o do pretenso em Miracema, fizemos uma média dos aterros de portes Micro e Pequeno da pesquisa da Fipe, conforme a tabela 10 acima, para chegar a um valor aproximado do que seria os custos do pretenso em Miracema:

Podemos observar na tabela acima que o valor Pós-fechamento, após o 20º ano de funcionamento do aterro, representa 50% do subtotal dos valores referentes a Pré-implantação, Implantação e de Operação.

Então, o valor total da quarta coluna da tabela da postagem anterior (aqui) passaria a ser o valor aproximado dos Custos e despesas totais: R$ 223.686.742,00. Valor bem superior a receita que seria obtida caso fosse com base no valor determinado pela Justiça para Marituba/PA, que seria R$ 555.972,68 por mês vezes o período que receberia lixo dos municípios, que vem a ser a partir da operação do aterro, ou seja, do terceiro ano até o vigésimo: 555.972,68 x 204 meses = 122.803.662,28

Vale lembrar que depois de 20 anos de existência de cada aterro novos aterros vão surgir em Miracema porque a concessionária do serviço só fatura quando os aterros estão aptos a receber lixo dentro deste período.

Obs.: postagem alterada em 1º/01/2022.


Um comentário:

Unknown disse...

Gostei Helcio Parabens altamente tecnico . Minha conclusao é com a circulação de caminhões de lixo na cidade a infecção transportada tornará a cidade inabitável. Os moradores nao sabem disto