quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PRODUÇÃO DA LAVOURA TEMPORÁRIA DOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE - 2009
De acordo com a tabela abaixo, fonte IBGE, a lavoura temporária dos municípios do Noroeste é formada pelos seguintes produtos: arroz em casca, abacaxi, cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho e tomate. Os dados da tabela estão expressos em toneladas, exceto para a fruta abacaxi que está em unidades mil.

O principal produto produzido na região, cana-de-açúcar, teve, em 2009, colheita de 307 mil toneladas, tendo sido as maiores produções em Itaocara (45,59%), Bom Jesus do Itabapoama (13,48%), Itaperuna (11,33%) e Miracema (6,84%).

O tomate foi cultivado por todos os municípios da região e apresentou a 2ª maior produção: 110 mil toneladas. Cambuci foi o principal produtor, com 32,70%, tendo sido seguido por São José de Ubá (29,06%) e Itaperuna (11,26%).

O milho também foi produzido por todos os municípios e apresentou colheita de quase 9 mil toneladas, tendo sido as maiores produções em Itaperuna (22,39%), Varre-Sai (13,84%) e São José de Ubá (13,81%).

3 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Hélcio, copiando seu " Perfumaria " do Asfalto em Paraiso do Tobias, senti cheiro aqui também de " Maquilagem "... em nossa Região, pelo que vejo e fico sabendo por gente de dentro da área Agropecuária...

Abraços,
Rachel Bruno

Hélcio Granato Menezes disse...

Raquel,

O IBGE é orgão sério e com quadro de pessoal reconhecidamente competente, portanto não se presta a este tipo de coisa. Não tem "maquilagem" como vc disse.

Abraços
Hélcio

Rachel Bruno Siqueira disse...

O IBGE eu sei, mas de onde colheu tais dados?

No meio Agropecuário, só se ve a cada ano, maior queda na produção de grãos e produtos hortifrutigranjeiros em nossa Região ( Miracema e vizinhos bem próximos ).

Por isso minha estranheza e pergunta.

A contagem da População este ano também não será verdadeira, pois sei de muita gente que não foi visitada pelos recenseadores.

Só perguntei, não estou afirmando nada, ok?

Abraços,
Rachel