terça-feira, 18 de abril de 2023

Jararaca do IVB dá a luz a filhote com duas cabeças

Do IVB

Serpente possibilita estudos em epigenética


Uma jararaca do Instituto Vital Brazil (IVB), conhecida pelo nome científico Bothrops jararaca, deu à luz a um filhote com duas cabeças. Condição rara é conhecida como bicefalia e ocorre apenas em cerca de um a cada cem mil nascimentos de serpentes.


O filhote com as duas cabeças nasceu morto, o que é comum em espécimes com esta condição. Ele será incluído na Coleção Científica do IVB onde possibilitará o estudo não apenas da bicefalia nestes animais, como também estudos em outras áreas das ciências. É o que explica o biólogo Breno Hamdan.


— Este espécime pode gerar conhecimentos importantes em teratologia, que é a área da ciência que se dedica ao estudo das anomalias e malformações ligadas ao desenvolvimento embrionário. Este conhecimento pode, inclusive, vir a ser aplicado em outras especialidades, como as voltadas à saúde humana — explica Hamdan.


Genética X ambiente


O biólogo revela ainda que o exemplar pode colaborar com um estudo para responder a um velho dilema das ciências: o papel da genética e do ambiente na formação dos indivíduos. As escamas são uma característica importante na identificação de espécies de serpentes e a influência genética e ambiental na formação das suas escamas pode ser estudada a partir deste filhote. 


— Simplificando, o que fazemos é comparar as escamas das duas cabeças. Uma vez que a bicefalia ocorre quando dois gêmeos monozigóticos (que provém do mesmo zigoto, a primeira célula formada pela fusão do espermatozóide com o óvulo materno) não conseguem se separar durante o desenvolvimento do embrião, o esperado é que as escamas sejam idênticas. Caso não sejam, há indícios de que a formação das escamas sofreu influência epigenética, isto é, sofreu influência do ambiente — esclarece o biólogo.


Nenhum comentário: