segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O QUE MUDOU?

Em 1998, o estudo “Potencialidades Econômicas e Competitividade das Regiões do Estado do Rio de Janeiro”, desenvolvido pela FGV-RJ/FIRJAN/SEBRAE-RJ/SENAI-RJ/SESI-RJ, fez um mapa de um conjunto de atividades com potencial de desenvolvimento.

Em relação ao Noroeste Fluminense, e especialmente Miracema, depois de 12 anos, fazemos a pergunta do título deste post: O que mudou? E o que não foi previsto pela pesquisa e se desenvolveu?

A seguir, o mapa desenvolvido pela FGV-RJ/FIRJAN/SEBRAE-RJ/SENAI-RJ/SESI-RJ para o Noroeste Fluminense:

Setor Primário

Aperibé tem a matéria prima que permite desenvolver agroindústrias, pois possui produção de coco, limão, mamão, goiaba e pinha. A pecuária intensiva, mais especialmente a suinocultura, encontra-se bem desenvolvida. O município apresenta condições favoráveis para a aqüicultura de água doce.

A pecuária extensiva de corte e de leite encontra-se bastante desenvolvida, sendo recomendável a adoção de melhorias genéticas e das técnicas de manejo do rebanho para incrementar o potencial de crescimento desta atividade em Cambuci, Italva, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e São José de Ubá.

Cambuci tem boa produção de olerícolas, especialmente de tomate, com potencial para desenvolver seu processamento industrial, como o empacotamento a vácuo, desidratação e fabricação de conservas. O município tem dificuldade de escoar sua produção em virtude do mau estado das estradas vicinais.

Italva tem a Escola Técnica Agrícola da EMATER e Estação experimental, com a matéria prima que permite desenvolver agro-indústrias, pois possui produção de goiaba, figo, manga, laranja, tangerina, limão, caju e pinha. Também tem boa produção de olerícolas, especialmente de tomate, pimentão, pepino e quiabo, com potencial para desenvolver seu processamento industrial.

O cultivo de arroz e milho, além do feijão, já foi tradicional em diversos municípios da região, especialmente o arroz nas várzeas do rio Muriaé, que corta o território do município, tendo sido progressivamente reduzido em favor da fruticultura e olericultura.

Laje do Muriaé apresenta condições favoráveis para a aqüicultura de água doce.

A retomada de níveis de preço compensadores nos mercados internacionais viabiliza o desenvolvimento da cultura cafeeira em Natividade, Porciúncula e Varre-Sai.

Porciúncula tem a matéria prima que permite desenvolver agro-indústrias, pois possui produção de goiaba. A aqüicultura de água doce já se encontra desenvolvida, apresentando um bom potencial de crescimento.

São José de Ubá tem boa produção de olerícolas, especialmente de tomate e pimentão, com potencial para desenvolver seu processamento industrial, como o empacotamento a vácuo, desidratação e fabricação de conservas.

Varre-Sai tem a matéria prima que permite desenvolver agro-indústrias, pois possui produção de jabuticaba, utilizada para produção de vinho.

Setor Secundário

Aperibé, Miracema e Porciúncula possuem jazidas de mármore e granito que permitem o desenvolvimento de indústrias extrativas, favorecendo a consolidação do pólo de mármore e granito da Região Noroeste.

Aperibé e Itaocara possuem importantes jazidas de calcário que poderão, futuramente, permitir a implantação de fábricas de cimento.

A tradição de fabricação de artefatos de ferro, aço e não-ferrosos em Aperibé permite o ulterior desenvolvimento destas atividades.

Italva possui tradição na indústria de mobiliário. Na medida em que seja desenvolvida a incipiente silvicultura, o município terá melhores condições para o desenvolvimento desta atividade.

Apresenta, ainda, potencial para indústrias especializadas na extração e processamento de mármore e de calcário, devido à existência de jazidas. As jazidas de calcário e a tradição na produção de cimento no município favorecem o desenvolvimento deste tipo de indústria.

Italva apresenta condições favoráveis para a indústria de vestuário, podendo integrar, em termos de produtos, um possível pólo de vestuário na Região Noroeste Fluminense.

A indústria do vestuário atravessa dificuldades em função da competição, às vezes desleal, dos produtores asiáticos, que podem ser superadas desenvolvendo especialização em produtos de maior valor agregado e melhor protegidos contra a concorrência.

Este é o rumo que está sendo tomado pela indústria em Itaperuna, através da especialização na moda de dormir, desenvolvendo condições de tornar-se líder de um pólo especializado, que poderia abranger Miracema, Porciúncula, Natividade e Laje do Muriaé.

As atividades industriais de abate de animais e frigoríficos possuem alta relevância econômica e apresentam potencial de desenvolvimento em Porciúncula.

Setor Terciário

O município da Região Noroeste Fluminense que apresenta melhores condições para o desenvolvimento da indústria turística é Itaperuna, em função das fontes de Raposo, bom como do apoio hoteleiro que pode fornecer aos turistas que se destinam aos municípios vizinhos e, também, em função da movimentação de visitantes decorrente do crescimento dos serviços educacionais e de saúde no município.

Nota: as informações do Estudo de 1998 foram extraídas de tese de mestrado na Escola de Administração Pública e Empresas/FGV, no endereço http://virtualbib.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/3650/ACFD92.pdf?sequence=1

Nenhum comentário: