terça-feira, 9 de julho de 2024

Jogo didático “Tapa Esperto – Cientistas do Brasil” é exposto na feira de Ciências do Colégio Estadual Deodato Linhares (CEDL), em Miracema/RJ

O jogo busca dar visibilidade aos profissionais responsáveis pela produção acadêmica do país. Foi produzido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais (“Encina”) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O jogo consiste em 50 cartas com a foto de um(a) cientista e outras 50 com informações sobre a vida e  obra do cientista, além de uma frase dita por ele(a). O Tapa Esperto pode ser jogado por até quatro pessoas ou em equipe, com o professor mediando a atividade.

A dinâmica do jogo:

1 - As cartas com as fotos dos cientistas são espalhadas com a imagem voltada para cima.

2 - As cartas com as informações sobre os cientistas são embaralhadas e separadas em uma pilha, com a face contendo as informações voltada para baixo.

3 - O mediador, no caso o professor, deve retirar uma carta da pilha e ler em voz alta as informações sobre o cientista, sem informar a identidade.

4 - Os participantes devem procurar o cientista a que se refere a carta e pegar utilizando um pegador.

.5 - O primeiro que conseguir acertar o cientista deve guardar as cartas com a imagem e as informações.

.6 – O jogador que escolher o cientista errado deve devolver a carta à mesa.

.7 – O jogo segue esta dinâmica até todas as cartas acabarem, quem tiver mais fichas com fotos dos cientistas é o vencedor.

Exemplo de duas cartas do jogo didático ‘Tapa Esperto - Cientistas do Brasil’ :

Foto: Divulgação/UFF
O jogo pode ser baixado clicando neste link.

O “Encina”, coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra, Jean Carlos Miranda, desenvolve materiais didáticos como auxílio para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Inspirado no tradicional jogo infantil ‘Tapa Certo’, o ‘Tapa Esperto’ teve regras adaptadas para um melhor funcionamento em sala de aula. O jogo foi desenvolvido no âmbito do projeto “A Ciência pede passagem: cientistas brasileiros/as, pesquisas transformadoras e contribuições para a sociedade”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Com informações e foto da matéria do Grafitti News & Associados "Projeto da UFF desenvolve jogo didático que divulga cientistas do Brasil"  08/07/2024 (link aqui)

Nenhum comentário: