quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Mutirão leva serviço social aos trabalhadores rurais de Miracema, RJ

Serão dois dias de serviços gratuitos como emissão de documentos.
O evento acontecerá no Centro da cidade na quinta (12) e sexta-feira (13).

Do G1 Norte Fluminense

Os trabalhadores rurais de Miracema, no Noroeste Fluminense, terão a oportunidade de colocar em dia, nas próximas quinta (12) e sexta-feira (13), documentos pessoais como identidade, CPF e carteira de trabalho, no mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), ação desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O mutirão acontecerá nos dois dias no Colégio Estadual Deodato Linhares, na Avenida Deputado Luiz Fernando Linhares, no Centro. Na quinta-feira o horário de atendimento será das 9 às 17h, e na sexta-feira das 8 às 13h.

Além disso, o mutirão servirá também para oferecer informações sobre direitos trabalhistas e políticas que podem favorecer o trabalhador e morador da zona rural. O objetivo do evento é levar cidadania e inclusão social às mulheres do campo através do acesso gratuito à documentação civil, previdenciária e trabalhista. 

Os mutirões atenderão homens, jovens e adultos da área rural. A expedição de Cadastros de pessoa física (CPF), carteiras de pescador e de isenções da cobrança de taxas para a documentos diversos também estará disponível durante o evento.
 
Acesso às politicas públicas do meio rural

Além de documentos, a ação oferecerá ao público interessado orientações e encaminhamentos sobre posse legal da terra e acesso à política nacional de reforma agrária; financiamento da produção através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); seguro de acidentes, aposentadoria rural e auxílio-maternidade.
 
Equipe interinstitucional

No Rio de Janeiro, os mutirões do programa de documentação são coordenados por técnicos da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário no RJ e da Superintendência Regional do Incra, com a participação de funcionários da Caixa Econômica Federal; da Fundação Leão XIII; do Instituto Nacional do Seguro Social; do Departamento de Trânsito do Estado do RJ, e dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Pesca e Aquicultura.

Nenhum comentário: