domingo, 28 de junho de 2020

Covid -19: Análise das últimas onze semanas e estimativas de tratamento intensivo e de pessoas curadas nos municípios do Noroeste Fluminense



O Noroeste Fluminense tem 2.301 casos confirmados da Covid – 19, segundo atualização até 28/06/2020 – 16:55h do site painel.saude.rj.gov.br. As onze últimas semanas epidemiológicas compreendidas entre os dias 12 de abril e 27 de junho, mostradas no gráfico acima, representam 95% deste total de casos confirmados. A análise de cada semana destas onze últimas vai nos dar uma visão do desenvolvimento do contágio da Covid-19 em cada município do Noroeste Fluminense.

A primeira semana deste mês (a 8ª entre as onze analisadas), compreendida entre os dias  31/05 e 06/06, mostrou que o contágio está crescendo na região. Em sete municípios o pico de contágio foi registrado nesta semana: 

  • Aperibé (25 casos);
  • Bom Jesus do Itabapoana (21);
  • Itaperuna (185) e na semana seguinte também registrou número alto (174);
  • Laje do Muriaé (23);
  • Miracema (24) e nas duas semanas seguintes também registrou números altos (22 e 21);
  • Natividade (42). O pico não foi nesta semana, mas na seguinte (45);
  • Porciúncula (18) e na segunda semana seguinte também 18;
  • Santo Antônio de Pádua (57) e na semana anterior (53) e na posterior (52);
A maioria das pessoas que desenvolve a Covid – 19 tem apenas sintomas leves de tosse ou febre. Mas também pode sentir dor no corpo, fadiga, dor de garganta e dor de cabeça. Análise da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que nesses casos leves a recuperação ocorre, em média, em duas semanas.

Estudo da OMS estima que uma a cada 20 pessoas vai precisar de cuidados intensivos, que podem incluir sedação e uso de respiradores mecânicos. Nesses casos, a volta a vida normal pode levar de 12 a 18 meses.

Com base nesta premissa da OMS que em média apenas 5% das pessoas contagiadas pela Covid -19 precisarão de cuidados intensivos, calculamos a estimativa de quantidade de pessoas que necessitaram de cuidados intensivos no Noroeste Fluminense até a data e hora na qual se baseou a análise desta postagem (28/06 – 16:55h), conforme a tabela abaixo, para que assim tenhamos uma ideia de que o suporte para tratamento dos infectados (Plano de Resposta de Emergência) montado por cada município está sendo suficiente.

Obs.: o site painel.saude.rj.gov.br promove ajustes nos dados na semana seguinte do término de uma nova semana divulgada. Geralmente são ajustes para acrescentar casos cuja informação chega atrasada, principalmente na última semana, e para realocar casos na data correta de referência.

Nenhum comentário: