domingo, 21 de junho de 2020

Análise por semana do contágio da Covid -19 nos municípios do Noroeste Fluminense


O Noroeste Fluminense tem 1.675 casos confirmados da Covid – 19, segundo atualização até 21/06/2020 – 15:33h do site painel.saude.rj.gov.br. As dez últimas semanas epidemiológicas compreendidas entre os dias 12 de abril e 20 de junho, mostradas no gráfico acima, representam 97% deste total de casos confirmados. A análise de cada semana destas dez últimas vai nos dar uma visão do desenvolvimento do contágio da Covid-19 em cada município do Noroeste Fluminense.

A primeira semana deste mês (a 8ª entre as dez analisadas), compreendida entre os dias  31/05 e 06/06, mostrou que o contágio está crescendo na região. Em seis municípios o pico de contágio foi registrado nesta semana: Aperibé (21 casos), Bom Jesus do Itabapoana (13), Itaperuna (147), Miracema (22), Natividade (40) e Porciúncula (18).
A maioria das pessoas que desenvolve a Covid – 19 tem apenas sintomas leves de tosse ou febre. Mas também pode sentir dor no corpo, fadiga, dor de garganta e dor de cabeça. Análise da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que nesses casos leves a recuperação ocorre, em média, em duas semanas.

Estudo da OMS estima que uma a cada 20 pessoas vai precisar de cuidados intensivos, que podem incluir sedação e uso de respiradores mecânicos. Nesses casos, a volta a vida normal pode levar de 12 a 18 meses.

Com base nesta premissa da OMS que em média apenas 5% das pessoas contagiadas pela Covid -19 precisarão de cuidados intensivos, calculamos a estimativa de quantidade de pessoas que necessitaram de cuidados intensivos no Noroeste Fluminense até a data e hora na qual se baseou a análise desta postagem (20/06 – 15:33h), conforme a tabela abaixo, para que assim tenhamos uma ideia de que o suporte para tratamento dos infectados (Plano de Resposta de Emergência) montado por cada município está sendo suficiente.




Link para o Plano de Resposta de Emergência estabelecido pela Prefeitura Municipal de Miracema 

Obs.: o site painel.saude.rj.gov.br promove ajustes nos dados na semana seguinte do término de uma nova semana divulgada, principalmente na última devido a atraso na informação do dado. Afora os ajustes da última semana, geralmente são pequenos ajustes para apropriar os dados na data correta de referência.

Nenhum comentário: