quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Municípios melhor colocados no Noroeste Fluminense em aprendizado adequado: Pádua entre os três primeiros em todas quatro etapas e Miracema, São José de Ubá e Italva em duas etapas

Com base nos resultados da Prova Brasil 2015, o movimento Todos pela Educação (QEDU) calculou a proporção de alunos com aprendizado adequado à sua etapa escolar, da seguinte forma:  na Prova Brasil, o resultado do aluno é apresentado em pontos numa escala (Escala SAEB). Discussões promovidas pelo comitê científico do movimento Todos Pela Educação, composto por diversos especialistas em educação, indicaram qual a pontuação a partir da qual pode-se considerar que o aluno demonstrou o domínio da competência avaliada. Decidiu-se que, de acordo com o número de pontos obtidos na Prova Brasil, os alunos são distribuídos em 4 níveis em uma escala de proficiência: Insuficiente, Básico, Proficiente e Avançado. No QEdu, considerou-se que alunos com aprendizado adequado são aqueles que estão nos níveis Proficiente e Avançado. 

Esta proporção de alunos com aprendizado adequado nos municípios do Noroeste Fluminense, assim como no Estado do Rio e Brasil, foram reunidas por etapa escolar na tabela abaixo. 

5º ano – São José de Ubá, Miracema e Santo Antônio de Pádua destacaram-se em Português (68%, 67% e 66% dos alunos, respectivamente) e em Matemática (46%, 59% e 52%, respectivamente). 

Com exceção de dois municípios em Português e seis em Matemática, todos aumentaram o percentual de alunos com aprendizado adequado em relação a 2013; 

9º ano – Italva, Itaocara e Santo Antônio de Pádua destacaram-se em Português (52%, 46% e 45%, respectivamente), sendo que Italva e Santo Antônio de Pádua também destacaram-se em Matemática (35% e 32%, respectivamente). Bom Jesus do Itabapoana foi destaque em Matemática, com 30% dos alunos. 

Com exceção de três municípios em Português e outros três em Matemática, todos aumentaram o percentual de alunos com aprendizado adequado em relação a 2013. 

Obs.: no Portal QEdu (link aqui) pode-se obter uma variedade de informações, inclusive por escola.


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