O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do
Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico
de todos municípios brasileiros em três áreas de
atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Os dados utilizados para elaboração do IFDM são de estatísticas públicas oficiais,
disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Quanto mais próximo de 1 melhor é o IFDM, sendo o desenvolvimento do índice classificado em três categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1).
No Noroeste Fluminense, Itaperuna foi o único município que obteve IFDM consolidado (2013) de alto desenvolvimento (0,8202). Os demais municípios obtiveram índice de desenvolvimento moderado (dez municípios) e regular (dois municípios). Na comparação com 2005, o maior avanço no IFDM (2013) coube a Santo Antônio de Pádua (16%) e em apenas um município houve regresso.
No IFDM Educação, dez municípios alcançaram alto desenvolvimento, tendo se destacado Santo Antônio de Pádua (0,8988), e três desenvolvimento moderado.
Em relação ao IFDM Saúde, quatro municípios obtiveram alto desenvolvimento, com destaque para Aperibé (0,8909), oito alcançaram desenvolvimento moderado e um desenvolvimento regular.
Quanto ao IFDM Emprego e Renda, apenas três municípios tiveram desenvolvimento moderado, tendo destaque para Itaperuna (0,7105), nove ficaram com desenvolvimento regular e um com baixo desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário