quinta-feira, 15 de maio de 2014

Miracema e Laje do Muriaé têm territórios que fazem parte de Área Importante para a Conservação de Aves do Brasil – IBA Laranjal/Miracema

Link para o livro editado pela Birk Life Internacional, Museu de Ciências Naturais (Fundação Zoobotânica – RS – Brasil) e Save Brasil : Áreas Importantes para Conservação de Aves no Brasil – parte I (Estados do Domínio Mata Atlântica) 

A seguir, alguns tópicos relativos ao IBA Laranjal/Miracema extraídos do referido livro: 

Área Importantes para a Conservação das Aves, ou IBAs, sigla de Important Bird Areas, sua denominação em inglês. As IBAs são selecionadas para abranger populações distintas ao longo da distribuição geográfica das espécies.  Essa rede de áreas pode ser c  considerada   como  o  mínimo  necessário para assegurar a sobrevivência das espécies de aves ao longo de seus locais de distribuição. Entretanto, pelo fato de a maior parte dessas áreas serem essencialmente refúgios (isto é, são remanescentes de hábitats naturais muito pequenos, ou únicos), as consequências da perda de qualquer uma delas podem ser desproporcionalmente  grandes.  Além  disso, embora a rede de IBAs seja definida por sua avifauna, sua conservação asseguraria a sobrevivência de um grande número de espécies de outros grupos animais e vegetais.



Categoria A1. Espécies  globalmente  ameaçadas 

A lista oficial das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção (Instrução Normativa 3, de 27 de maio de 2003, do Ministério do Meio Ambiente)  coincide em grande parte com a lista mundial da IUCN/ Bird Life International. Contudo, há algumas diferenças importantes, tais como a inclusão de subespécies na lista nacional, as quais não são tratadas na lista mundial. A presente análise baseia-se exclusivamente na lista mundial (Bird Life International 2000, 2004, 2005), de acordo com o procedimento padrão para classificação de IBAs. O conceito de IBA envolve uma categorização internacional e as áreas reconhecidas como IBAs  no Brasil apresentam a mesma importância e o mesmo valor de IBAs  reconhecidas em qualquer outro lugar do mundo. Considerações e especificidades nacionais, portanto, não são levadas em conta no processo de identificação de IBAs, pois variam enormemente de um país para outro. A lista das espécies  que são alvo de atenção conservacionista global registradas nos  15  Estados  do  Domínio  da  Mata  Atlântica, juntamente com suas categorias de ameaça, é apresentada no Apêndice 2. 

Categoria A2. Espécies de distribuição restrita 

Definem-se como espécies de distribuição restrita aquelas que apresentam distribuição geográfica global menor do que 50 mil km2 e como Áreas de Endemismo de Aves (Endemic Bird Areas – EBA) as regiões onde as distribuições de duas ou mais dessas espécies se sobrepõem(Stattersfield etal. 1998).  Globalmente,  há  218 EBAs, 9 das quais estão nos Estados do Domínio da Mata Atlântica (Tabela 1). No presente contexto, um ajuste foi feito em razão da presença de um número desigual de espécies de distribuição restrita nas EBAs da região de abrangência do programa. Especificamente, foram consideradas IBAs as áreas em que o número de espécies de distribuição restrita é igual ou superior a 50% do número máximo registrado para uma única área, considerando todas as IBAs identificadas. Por exemplo, áreas com 12 ou mais espécies da EBA Mata Atlântica de Planície (075), ou 8 ou mais  espécies da  EBA Mata Atlântica Montana (076), foram classificadas como IBAs porque estes valores são equivalentes ou superiores a 50% dos valores máximos registrados para essas EBAs entre as IBAs identificadas (24 e 16, respectivamente).





Em Miracema, a IBA ganhou dois importantes reforços relacionados à sua proteção, que são a APA Miracema e a RVS da Ventania. Essas duas unidades de conservação abrangem toda área da IBA em Miracema.


Municípios abrangidos pela IBA Laranjal/Miracema: Laranjal, Muriaé, Barão de Monte Alto e Palma, em Minas Gerais, e Miracema e Laje do Muriáe, no RJ:




Obs.: quadro introduzido na postagem em 03/01/2018.

No livro supramencionado são relacionadas três espécies ameaçadas de extinção, cujo habitat é a IBA Laranjal/Miracema:

- Papagaio-de-peito-roxo (Amazona Vinacea - link para o Wiki Aves); e

Além do cuitelão, que pode ser encontrado em várias partes de Miracema, inclusive na zona urbana (bairro Vale do Cedro), outras três espécies ameaçadas de extinção foram fotografadas na APA Miracema e registradas no Wiki Aves. São elas : águia-cinzenta (Urubutinga coronata - link para o Wiki Aves), Chauá (Amazona rhodocorytha - link para o Wiki Aves) e gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacemulatus - link para o Wiki Aves). 

Dentre estas espécies ameaçadas de extinção, o chauá é a ave que se encontra em estágio mais avançado, segundo os critérios da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, a sigla em inglês), que são critérios universais para o estudo de espécies ameaçadas. O conjunto de critérios vai mostrar o grau de ameaça àquela espécie. O chauá se enquadrou na categoria em perigo. Essa é uma categoria de ameaça oficial. A regra geral estabelece que até 2.500 indivíduos, a espécie seria considerada criticamente em perigo; de 2.500 até 10 mil indivíduos, é considerada em perigo; e de 10 mil até 20 mil, é vulnerável. 

Outras espécies raras no bioma Mata Atlântica, como o falcão-de-peito-laranja (Falco Deiroleucus - link para o registro no site do Wiki Aves), também já foram registradas na APA Miracema. 

Também tem registro do gavião-pombo-grande (Pseudastur polionotus - ling para o Wiki Aves), que está quase ameaçado de extinção.

Obs.: postagem atualizada em 22/08/2016 para inclusão do último parágrafo (gavião-pombo-grande).

Nenhum comentário: