sábado, 6 de novembro de 2010

Poluição autorizada ameaça rio Pomba
Mancha de espuma ameaça meio ambiente na região noroeste

O rio Pomba, que atravessa vários municípios no noroeste do Estado, está com as águas negras e com uma espuma branca por conta da liberação de Lixívia (um composto químico usado para limpeza de superfícies) pela empresa Cataguases de Papel.

A companhia teria sido autorizada pela Agência Nacional das Águas (ANA) a liberar parte do produto armazenado justamente para evitar um crime ambiental, já que a empresa está com seus reservatórios abarrotados do produto químico. Mas por conta do baixo nível do rio, a quantidade de produtos químicos liberados – 100 metros cúbicos – está poluindo o meio ambiente.

Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estiveram no local e constataram que o lançamento está muito alto e estão pedindo a redução da emissão para 30 metros cúbicos. Neste sábado (6), uma equipe formada por técnicos da ANA e do Inea vai fazer uma nova vistoria para confirmar se a empresa está fazendo a liberação autorizada ou acima do limite estabelecido.

Em 2003, a liberação de mais de um milhão de metros cúbicos de produtos químicos pela mesma Cataguases Celulose no rio Pomba causou um desastre ambiental matando uma grande variedade de peixes e afetando até o abastecimento de vários municípios da região norte e noroeste do estado.

As informações são do site R7

Cedae diz que turbidez da água do Pomba aumentou 5 vezes. Na página 18 do caderno principal do O Globo de hoje também há matéria sobre este assunto. (Ver aqui)

Nenhum comentário: