segunda-feira, 4 de março de 2024

Capacitação do Conselho Municipal de Meio Ambiente em Itaperuna


Em Itaperuna, RJ, aconteceu no último 1º de março nas dependências da FUNITA (Fundação Universitária de Itaperuna), uma reunião de Capacitação do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

A capacitação foi direcionada aos conselheiros, que participaram do último chamamento para preenchimento de vagas no Conselho, biênio 2023/2025. Entre os objetivos, alinhar junto aos conselheiros as definições, conceitos, objetivos, competências e atribuições, além de abordar como é feita a composição do Conselho Municipal do Meio Ambiente em Itaperuna.

Segundo Sérgio Zampiér, secretário municipal do Ambiente, a capacitação será feita em várias etapas, esta foi só a primeira. “O objetivo é trazer mais conhecimento para os conselheiros, com o intuito de proporcionar melhorias, qualificação e conhecimento legal e técnico, para que quando forem deliberar sobre algum assunto, estejam bem preparados. Além de desenvolverem redações de forma consciente, acordo com as legislações em vigor, pois dessa forma, formaremos um conselho conciso. Aproveito para agradecer as professoras Bruna Diniz e Raquel, pela capacitação junto aos participantes”, destaca Zampiér.

PARCERIA COM A FUNITA

A capacitação ocorreu em uma das salas da FUNITA, no Centro Poliesportivo, e contou com a participação de membros que formam o Conselho de Meio Ambiente em Itaperuna (CONSEMMA). O Conselho é composto por pessoas dos vários seguimentos e entidades civis e governamentais, representativas da sociedade itaperunense, incluindo, representante da Câmara Municipal.

Na oportunidade, Frank Tavares Arcanjo, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Itaperuna, falou sobre a importância das capacitações, reforçando que todos os membros do Conselho precisam conhecer com propriedade, o trabalho realizado pelo CONSEMMA; além de ter pleno conhecimento sobre os regimentos, resoluções, normas, bem como conhecer os mecanismos e procedimentos jurídicos da legislação ambiental, para quando precisarem discutir sobre os assuntos pertinentes a criação de uma proposta, deliberarem com coerência e clareza.

SER CONSELHEIRO É UM DIREITO DE CIDADANIA

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão – que vem trabalhando para deixar um legado verde para as futuras gerações, destacou a importância da formação dos membros. “Entendo que os conselheiros se preocupam com o nosso meio ambiente e essa relação é um direito de cidadania. Com essa capacitação, esperamos um amplo aprendizado para todos, possibilitando uma boa política ambiental para Itaperuna”, finaliza Alfredão.

Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal do Ambiente e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

DECOM - Itaperuna 

Nenhum comentário: