sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Produção e manejo de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em Itaperuna


Em Itaperuna, RJ, a produção e manejo de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica é uma das atividades realizadas pela equipe da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA).

É importante destacar que este tipo de atividade contribui para a restauração ecológica, conservação da biodiversidade e manutenção dos serviços ecossistêmicos.

Ainda vale lembrar que para a produção de mudas, são coletadas sementes em vários locais (árvores matrizes) do município, como por exemplo, às margens do Córrego Porto Alegre e na área de recuperação das margens do rio (próximo ao Itapuã), que serão beneficiadas e, posteriormente, semeadas no berçário para germinação.

ENTENDA O PROCESSO

Depois da germinação e depois de certo tempo, em que o vegetal alcança determinada altura; essas mudas são repicadas para sacolas plásticas onde se desenvolverão, e consequentemente, serão utilizadas em projetos da SEMA.

Em relação ao manejo das mudas, estas receberão dose de rega de acordo com suas necessidades, ficando acondicionadas em uma área sombreada para se desenvolverem até certo porte. Logo após essa etapa ficarão em uma área, expostas em pleno Sol, desenvolvendo-se um pouco mais, recebendo uma pequena poda de condução e ganhando rusticidade; ficando aptas a serem plantadas no campo e na arborização urbana.

A SEMA também recebe doações de mudas do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) para projetos fomentados pela própria Secretaria, além de compensações ambientais através de autorização para a supressão de vegetais e notificações diversas.

IMPORTANTE

Estas mudas irão exercer um importante papel na natureza, afinal, elas são como as pioneiras na reconstrução ambiental, ajudando a equilibrar o ecossistema e preservar a biodiversidade. Ao investir na produção de mudas, a Secretaria Municipal do Ambiente está visando o equilíbrio ecológico no município.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, e o secretário municipal do Ambiente Sérgio Zampiér seguem trabalhando em prol de um legado verde para as futuras gerações. Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal do Ambiente e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

Release DECOM - Itaperuna 

Nenhum comentário: