sexta-feira, 26 de abril de 2019

Noroeste Fluminense fecha 244 postos de trabalho formal em março e 19 no primeiro trimestre do ano

Em março, a região fechou 244 postos de trabalho com carteira (-245 na microrregião Itaperuna e +1 na microrregião Santo Antônio de Pádua), praticamente anulando o ganho que obteve no mês anterior (abertura de 255 novos postos), segundo informações prestadas pelos empregadores no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Resultado bem abaixo do obtido em março do ano anterior, ocasião que registrou aumento de 89 novas vagas.

Apenas 4 municípios obtiveram resultados positivos, Aperibé, Italva e Santo Antônio de Pádua, que abriram 6 novos postos de trabalho cada um, e Natividade, que abriu 2 vagas. Nos demais municípios da região houve fechamento de postos, com destaque para Itaperuna (-132) e Bom Jesus do Itabapoana (-105).

O setor de atividade econômica administração pública foi o que mais fechou vagas, -75 (todas na microrregião Itaperuna). Em seguida o comércio, com -54 vagas (-59 na microrregião Itaperuna e +5 na microrregião Santo Antônio de Pádua); serviços, com -39 (-58 na microrregião Itaperuna e +19 na microrregião Santo Antônio de Pádua); indústria de transformação, com -37 (-24 na microrregião Itaperuna e -13 na microrregião Santo Antônio de Pádua); construção civil, com -22 (-14 na microrregião Itaperuna e -8 na microrregião Santo Antônio de Pádua); e agropecuária, com também -22 (-19 na microrregião Itaperuna e -3 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

No primeiro trimestre do ano, o resultado apesar de negativo foi bem inferior ao de março, -19 (-60 na microrregião Itaperuna e +41 na microrregião Santo Antônio de Pádua), e muito abaixo do acorrido no mesmo período do ano anterior, ocasião em que a região abriu 513 novos postos de trabalho.

O setor de atividade econômica serviços acumula abertura de 155 novas vagas (+142 na microrregião Itaperuna e +13 na microrregião Santo Antônio de Pádua), em seguida 12 na construção civil (+19 na microrregião Itaperuna e -7 na microrregião Santo Antônio de Pádua). 

Nos demais setores ocorreram perdas de vagas, tendo -63 no comércio (-89 na microrregião Itaperuna e +26 na microrregião Santo Antônio de Pádua); 53 na administração pública (-75 na microrregião Itaperuna e +2 na microrregião Santo Antônio de Pádua); 28 na indústria de transformação (-36 na microrregião Itaperuna e +8 na microrregião Santo Antônio de Pádua); e 25 na agropecuária (-21 na microrregião Itaperuna e -4 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

Municípios compreendidos nas microrregiões do Noroeste Fluminense: Itaperuna – Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai; e Santo Antônio de Pádua – Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá. 

Nenhum comentário: