quarta-feira, 25 de abril de 2018

Puxado por Itaperuna, Noroeste abre 89 empregos formais em março e 513 no trimestre

Em março, o Noroeste Fluminense abriu 89 vagas de empregos com carteira assinada (+125 na microrregião Itaperuna e -36 na microrregião Santo Antônio de Pádua), segundo informações prestadas pelos empregadores no Caged (Cadastro de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. Desempenho mais satisfatório do que o ocorrido em março de 2017, ocasião em que foram fechadas 94 vagas na região.

Somente em Itaperuna foram abertas 112 vagas. Em seguida 13 em Bom Jesus do Itabapoana, 4 em Porciúncula e 2 em cada um dos municípios de Laje do Muriaé e São José de Ubá. Em Aperibé, Itaocara e Natividade não foram abertas e nem fechadas vagas. Nos demais municípios houve perdas de postos de trabalho: Miracema (-17), Cambuci (-13), Santo Antônio de Pádua (-8), Italva (-4) e Varre-Sai (-2).

Serviços foi o setor de atividade econômica que mais abriu vagas na região: 141 (todas abertas na microrregião Itaperuna). Com exceção de serviços industriais de utilidade pública, que abriu 2 vagas, nos demais setores houve perdas de postos de trabalho, sendo destaques extração mineral e indústria de transformação com perdas de 14 postos cada um, em seguida construção civil com perda de 9 e agropecuária com fechamento de 6.

No trimestre foram abertas 513 vagas na região, sendo grande parte deste montante atribuído ao desempenho do município de Itaperuma (+580 na microrregião Itaperuna e -67 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Resultado bem mais satisfatório do que o ocorrido no primeiro trimestre do ano anterior: fechamento de 513 postos de trabalho.

Destaque para Itaperuna, com abertura de 427 vagas, em seguida Natividade, com 95, Lage do Muriaé, com 24, Porciúncula, com 22, São José de Ubá, com 15, Bom Jesus do Itabapoana , com 14, Itaocara, com 4, e Varre-Sai, com 3. 

Nos demais municípios houve perdas de postos de trabalho, sendo 37 em Santo Antônio de Pádua, 26 em Miracema, 15 em Cambuci, 8 em Aperibé e 5 em Italva.

Grande parte das aberturas de vagas foi no setor serviços: 448 (+450 na microrregião Itaperuna e -2 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Em seguida 107 no setor indústria de transformação (+114 na microrregião Itaperuna e -7 na microrregião Santo Antônio de Pádua) e 34 no comércio (+36 na microrregião Itaperuna e -2 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

Nos demais setores houve perdas de postos de trabalho, sendo -29 na construção civil (-14 na microrregião Itaperuna e -15 na microrregião Santo Antônio de Pádua); 25 na extração mineral (+4 na microrregião Itaperuna e -29 na microrregião Santo Antônio de Pádua);  e 17 na agropecuária (-5 na microrregião Itaperuna e -12 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

Municípios compreendidos nas microrregiões do Noroeste Fluminense: Itaperuna – Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai; e Santo Antônio de Pádua – Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá. 

Nenhum comentário: