segunda-feira, 7 de março de 2016

Produtores do Rio Rural de Italva são os primeiros a receberem comitiva do Banco Mundial

Produtores de microbacias atendidas pelo Rio Rural receberam a visita de especialistas do Banco Mundial, financiador do programa de desenvolvimento rural sustentável no Estado do Rio. Em seu primeiro contato com os agricultores familiares, o italiano Maurizio Guadagni, novo gerente da instituição financeira responsável pelo projeto Rio Rural, conheceu a mudança de perspectiva no campo gerada com a implementação dos subprojetos individuais e grupais.

No Noroeste Fluminense, Italva foi a primeira cidade a ser percorrida. O município é dividido em seis microbacias. Em uma delas, a do Valão Carqueja, Guadagni viu a transformação ambiental e econômica ocasionada com a adoção do pastejo rotacionado, um dos subprojetos incentivados pelo Rio Rural. Por meio dele, o capim é dividido em piquetes, que são liberados para o gado em forma de rodízio, permitindo que sempre haja oferta de capim de boa qualidade.

- Agora temos comida boa para os animais o ano todo porque, mesmo no inverno, quando o clima fica mais seco, a vegetação cresce bastante – explicou o produtor Nilton Fernandes.

>>> Polos de leite - A comitiva também visitou um dos polos de recepção de leite da Associação de Lavradores da Fazenda Experimental, que tem 80 associados, com média de produção de dois mil litros de leite por dia.

Com informações da Imprensa RJ

Nenhum comentário: