Navegando na rede encontramos este estudo. Parece ser
estudo de tese de doutoramento, embora não tenha esta referência. A única
referência encontrada foi no rodapé das páginas: "Saúde Soc. São Paulo, v.22, n.2,
p.575-589, 2013". Achamos muito interessante, e, por isso,
estamos disponibilizando o link aqui.
Paulo
José de Mendonça Ribeiro
Mestre em
Ciências. Coordenador de Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá e
Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental/ENSP/FIOCRUZ.
Endereço:
Rua Leopoldo Bulhões, 1480, 5º andar,
Manguinhos, CEP
21041-210,
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
E-mail:
ciclomkt@hotmail.com
Christovam
Barcellos
Doutor
Geociências. Professor do Instituto de Comunicação e Informação Científica em
Saúde/FIOCRUZ.
Endereço:
Av. Brasil, 4.365, CEP 21045-360, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
E-mail:
xris@fiocruz.br
Odir
Clécio da Cruz Roque
Doutor em
Ciências. Professor Adjunto/Pesquisador do Departamento de Engenharia Sanitária
e Meio Ambiente/Faculdade de Engenharia/UERJ e Departamento de Saneamento e Saúde
Ambiental/ENSP/FIOCRUZ.
Endereço:
Rua Leopoldo Bulhões, 1480, 5º ºandar,
Manguinhos, CEP
21041-210,
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
E-mail:
odir@ensp.fiocruz.br
Resumo
O
objetivo deste trabalho foi identificar e caracterizar um modelo de gestão do
marketing como estratégia
para promoção do município saudável e sustentável em Miracema (RJ). A estrutura
da pesquisa
deu-se, primeiro, pela coleta de dados primários, com a realização de entrevistas
com gestores
municipais para conhecer o Sistema de Gestão Municipal e construir mapas
participativos para diagnóstico dos problemas e conflitos.
Segundo,
uma pesquisa de abordagem qualitativa, interpretando a percepção junto à
população por meio de
questionário estruturado da problemática no município. Na investigação de
ferramentas e instrumentos
para resposta à problemática no município de Miracema utilizou-se como
referencial a matriz
Pressão-Estado-Impacto-Resposta (PEIR).
Com base
no conhecimento produzido, elaborou-se a proposta de gestão do marketing no
município baseada
nos indicadores de resposta diagnosticados na esfera municipal. Miracema
apresenta potencial para desenvolvimento nos setores primário e secundário. O
agronegócio deve ser desenvolvido no modelo sustentável, em conformidade com
políticas públicas capazes de promover a continuidade de investimentos. O mesmo
aplica-se ao aproveitamento da matéria prima na indústria. Logo, o Zoneamento Econômico
Ecológico do município contemplando o ambiente induz a ferramenta indispensável
de sua viabilidade.
Palavras-chave:
Marketing
sustentável; Sustentabilidade socioambiental; Indicadores; Desenvolvimento
sustentável; Gestão territorial.
Saúde
Soc. São Paulo, v.22, n.2, p.575-589, 2013 575
Conclusão
Para o
desenvolvimento sustentável tornar-se viável, a gestão pública deve ser
democratizada e descentralizada; construir a sinergia local, municipal e microrregiões.
A participação dos atores sociais inclui o Sistema de Gestão. Isto é, no
planejamento que possibilite atuar numa perspectiva de longo prazo as
perspectivas sociais e implementem a capacitação de elevar as oportunidades
sociais, econômicas, cultural e as condições de vida digna a população.
Miracema
apresenta potencial para desenvolvimento nos setores primário e secundário. O
agronegócio deve ser desenvolvido no modelo sustentável em conformidade a
políticas públicas capazes de promover a continuidade de investimentos
federais.
O mesmo
aplica-se ao aproveitamento da matéria prima na indústria. Logo, o Zoneamento
Econômico Ecológico do município contemplando o ambiente, induz a ferramenta
indispensável de sua viabilidade.
O
diferencial do município, ainda que atualmente incipiente, é o turismo
ecológico e rural. O primeiro fator básico está em sua gente simples e amigável
que certamente contribuiria sobremaneira para fomentar o potencial nesta
atividade, na geração de emprego e renda. O benefício reduziria os conflitos entre
a zona rural e urbana, pois requer investimentos em saneamento nos distritos ao
ampliar suas infraestruturas.
Ao
promover a organização social e o avanço da participação popular, deve, antes
de tudo, priorizar a qualificação dos grupos sociais para que se apropriem dos
instrumentos de gestão ambiental pública, capacitando-os para uma atuação cidadã
em prol da melhoria da qualidade socioambiental dos
municípios, do estado e do nosso país. Nesta perspectiva torna-se estratégico o
controle social da gestão
ambiental pública.
Essa
proposta possibilitou adequar a informação “intra” e “entre” as secretarias e
sugere uma Coordenação
de Marketing. Com eixo estratégico a nível hierárquico de secretaria com o
objetivo inicial de gerenciar a comunicação e informação na inserção da gestão
socioambiental com vistas a promoção do município saudável e sustentável. As
ações partem para o que convencionou-se denominar Processos de Participação –
oficinas com a sociedade; oficinas temáticas; entrevistas e reuniões;
sensibilização.
Além
disso, são necessários estudos técnicos territoriais, para construção de
cenários prospectivos definindo
estratégias que propiciem instrumentos legais com base na viabilidade
financeira, projetos estratégicos
e territoriais à um Sistema da Gestão Socioambiental com viabilidade política.
Os instrumentos
utilizados neste estudo atenderam ao objetivo de levantamento das questões socioambientais
no município. Sugere-se um modelo de gestão do marketing baseado na
sustentabilidade socioambiental. Porém, isto requer um aprofundamento que demanda
o acesso a informações mais detalhadas. A oferta de informações permitiria
levantar e planejar projetos de desenvolvimento considerando as especificidades
de Miracema e do noroeste fluminense. A transparência permite o entendimento
das qualidades e entraves que atuam sobre a situação socioambiental
dos municípios fluminenses, e a população deve ser vista como parceira no
enfrentamento
de problemas na Administração Pública.
Saúde Soc. São Paulo, v.22, n.2, p.575-589, 2013 587
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