quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Esperamos que Juedyr seja tão bom prefeito quanto é de campanha eleitoral


A experiência do prefeito eleito Juedyr Orsay do tempo que foi policial militar nas ruas certamente contribuiu muito para o sucesso que vem obtendo nas campanhas eleitorais.  Juedyr vem mostrando que voto se ganha no corpo a corpo nas ruas. A prova maior do sucesso desta técnica de campanha eleitoral foi os votos que Juedyr recebeu quando candidato a deputado estadual e também os votos que conseguiu para a eleição do candidato a deputado federal que apoiava. Políticos de âmbito estadual e federal já haviam enxergado esta desenvoltura do Juedyr e trataram logo de se alinhar a ele.

Nesta campanha eleitoral, enquanto Juedyr desde o início, e até mesmo antes, movimentava as massas nas ruas em seu favor, os políticos da situação, do alto de seus pedestais, permaneciam alheios e tentavam minimizar a desenvoltura do Juedyr : ignoravam que parte dos votos recebidos na eleição anterior para prefeito haviam sido em consequência de ter o Juedyr como vice na mesma chapa, assim como diziam que eleições municipais são diferentes das outras e que o candidato à reeleição seria o mais votado. Deu no que deu.

Afora isto, o povo de Miracema estava ávido por mudanças. Práticas antigas de administração, algumas delas condenável aos olhos da população embora não ilegais, não estavam sendo mais toleradas.

No Noroeste Fluminense, o PMDB foi o partido que mais elegeu prefeitos nesta eleição, foram quatro: Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Porciúncula e São José de Ubá. Em seguida com duas prefeituras: PSB (Aperibé e Santo Antônio de Pádua ) e PP (Itaperuna e Varre-Sai). Nos demais municípios foram: DEM (Italva), PR (Miracema), PSC (Laje do Muriaé), PSD (Natividade) e PSOL (Itaocara) . O quadro dos candidatos eleitos pode ser visto neste link.

O número de abstenções na região continua sendo mais alto em Miracema e Porciúncula (20.47%). Em seguida Itaperuna (18,93%), Bom Jesus do Itabapoana (16,45%), Santo Antônio de Pádua (16,27%), Itaocara (13,43%), Laje do Muriaé (13,41%), Italva (11,51%), Natividade (11,31%), Varre-Sai (10,85%), Cambuci (10,50%), Aperibé (9,68%) e São José de Ubá (8,37%).

Nenhum comentário: